terça-feira, 18 de junho de 2024

Bola é sempre bola



Segundo dia de férias para alunos do 5°ano ao 8°ano.

Primeiro dia de férias para alunos do 9°ano.

Vários grupos de rapazes foram até ao campo da bola mais próximo só para dar uns toques e chutar à baliza e, sem dar conta, já estão a jogar com suplentes e tudo. 

Os telemóveis têm de esperar pelos dias de chuva... Temos pena! 

A bola é sempre a bola, independentemente do século ou da era ser digital ou não.

É isto que eu adoro no trabalho com crianças e adolescentes. Se lhes damos espaço, tanto físico como para pensar no que podem fazer, não é a tecnologia que ganha... 

Dá trabalho? Dá, pois o adulto tem sempre de estar atento não vá alguma coisa correr mal. 

Mas até isso faz parte das aprendizagens. 

As minhas atividades de férias escolares começaram assim... A rir da tecnologia. 

Boas férias! 

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Altura de balanço


Uma das grandes vantagens da STEM Discovery Campaign que a Scientix lança todos os anos é fazermos o registo de tudo o que fomos fazendo enquanto professores desde maio do ano anterior até abril do ano em que a campanha é lançada. Este registo ajuda-me a ter noção do quanto aproveitei o ano letivo para melhorar a minha prática pedagógica, atualizá-la e, acima de tudo, aprender e divertir-me com os meus alunos.
Este ano não foi exceção e voltei a participar com os registos de atividades em que participei, criei e/ou dinamizei desde maio de 2023 a abril de 2024.
Passo a partilhar para que outros tirem ideias e arrisquem para o próximo ano:
- Projeto Todos ligados pela água - projeto de escola a concurso com atividades desde o pré-escolar ao ensino secundário com temas ligados ao oceano e reservatórios de água doce (SDC24 Activity (scientix.eu));
- eSports na Educação - colaboração com a resposta a questionários sobre o tema (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Triatlo SEI+ - competição com atividades sobre matemática, desporto e português com a participação de várias escolas de São João da Madeira (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Mundo digital e segurança - criação de plano de sessão sobre a segurança na Internet com alunos do 7º ano do Ensino Doméstico (SDC24 Activity (scientix.eu));
- A Terra como um sistema termodinâmico - criação de plano de sessão para o módulo de Termodinâmica do Ensino Secundário Profissional (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Episódio 19 da Scientix TV - visualizar, comentar e partilhar (SDC24 Activity (scientix.eu));
- As soluções químicas à nossa volta - criação de plano de sessão para o módulo de Soluções do Ensino Secundário Profissional (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Celebrar o dia da árvore, da água e da poesia - plantação de árvores (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Todos ligados pela água - criação de plano de sessão para uma aplicação vertical, do pré-escolar ao ensino secundário (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Integração efetiva de STEAM - colaboração com a resposta a questionários sobre o tema (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Super Mario e Sonic com Excel - criação de plano de sessão no âmbito do MOOC Games in School (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Episódio 18 da Scientix TV - visualizar, comentar e partilhar (SDC24 Activity (scientix.eu));
- A Ciência que não vemos - criação de plano de sessão para o módulo de Circuitos Elétricos do Ensino Profissional Secundário (SDC24 Activity (scientix.eu));
- MOOC Aceleradores de Partículas - participação como estudante (SDC24 Activity (scientix.eu));
- MOOC Ensinar Sustentatilidade para a ação - participação como estudante (SDC24 Activity (scientix.eu));
- MOOC Trazer o Oceano para a sala de aula - participação como estudante (SDC24 Activity (scientix.eu));
- Mão Robótica: a Força na mão - implementar uma atividade STEM com os alunos (SDC24 Activity (scientix.eu)).

Parece muito, mas se virmos bem são atividades feitas durante um ano inteiro e são uma forma de prepararmos aulas e dinamizarmos essas mesmas aulas.

Estas campanhas são o palco que reconhece o que os adeptos de inovação e STEM em sala de aula (ou fora dela) fazem ou planeiam fazer, e são uma oportunidade para qualquer um.

Bom ano!



terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Life Terra mission


Traduzido à letra é "Missão Terra" e assim o podemos chamar.

Idealizado para que as mais diversas comunidades de aprendizagem formais e informais dediquem um pouco do dia a dia, ao longo de um período de tempo curto ou comprido, conforme as disponibilidades, a dinamizar atividades que promovam a proteção ambiental e a sustentabilidade do ser humano na Terra.

Como mãe e professora já apliquei alguns Cenários de Aprendizagem em fase de teste.

Chega agora a vez de participar com atividades já testadas e com provas dadas que trazem benefícios, quer seja na prática pedagógica do professor, quer seja para o aluno enquanto aprendiz ativo, e também para a sociedade como um todo.

Ao visualizar o Episódio 17 da Scientix TV, ficamos a conhecer toda a dinâmca e como é fácil ficar envolvido (clicar em cima do filme).

Boas missões!

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Ciência nas férias

 


As férias de Natal, com este frio lá fora, são uma excelente oportunidade para explorar atividades divertidas dentro de casa ou sala de estudo.
Partilho aqui o Episódio 16 da Scientix TV com algumas ideias bem explicadas e de forma tão simples.
Para crianças se divertirem e explorarem, mas também para adultos saírem da sua zona de conforto.
Ver no telemóvel não é o mesmo que fazer, por mais simples que pareça.

Arrisquem-se a pousar o aparelho e a mexer no material!

Boas experiências!


sábado, 14 de outubro de 2023

EdTech, física de partículas e lâmpadas de lava

 


Este episódio da Scientix TV anuncia vários eventos relacionados com a Campanha de Regresso às Aulas 2023, tais como concursos e conversas de aconselhamento profissional para estudantes.

Este episódio também apresenta um olhar sobre o próximo MOOC Accelerate Your Teaching, que irá orientar os professores STEM para a introdução da física de partículas nas suas salas de aula.

A experiência deste mês mostra-lhe como explicar os processos químicos fazendo uma bela lâmpada de lava na aula.


Boas aulas!

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Arte, vandalismo ou educação?

 


"Ah... Já viste a fotografia que aquela professora está a partilhar online? Que vergonha..."
Chocados?
Hum... Estranho...
Esta fotografia tirei-a eu às 8h da manhã, após deixar a minha filha de 5º ano na escola, que fica exatamente ao lado de um lar de idosos.
E tirei pois o meu filho, de 8 aninhos, me quis mostrar UMA COISA.
Eu lá fui ver a coisa que ele me queria mostrar e dei com esta parede.
"Mãe, já viste? O quê é que eles queriam dizer com aquele desenho? Nem se percebe nada!"
Ora bem...
"Tens razão! Pelo menos a pessoa não está feliz. Olha a cara dele."
E assim foi.
Por isso, chocados com a fotografia, com a partilha dela ou com outra coisa?

Deixo para cada um as reflexões inerentes a esta partilha, que muito teria a debater.
Pelo menos para mim, que penso nestas coisas.

Boas reflexões!

domingo, 1 de outubro de 2023

Plataforma Intuitivo

 


Dia 23 de setembro deste ano, faz agora uma semana, decorreu na cidade da Maia o primeiro encontro sobre Avaliação Digital com a plataforma Intuitivo.
Lá fui eu até à Maia para perceber melhor sobre a plataforma que já utilizei com o 8º ano no final do ano letivo.
Pessoalmente, não gosto de estar a correr atrás do prejuízo, mas este ano foi o que aconteceu: primeiro utilizei a plataforma para preparar a minha turma para a prova de aferição; e só agora estou a dar os primeiros passos em perceber como funciona.
Uma das frases ditas neste evento resume bem o que penso da passagem para o digital:
Se está a causar mais transtorno do que proveito, é porque não estamos a utilizar bem e mais vale não utilizar.
Ou seja, como ela veio para ficar, dito com todas as palavras no evento, "A Intuitivo ganhou o concurso e será a plataforma digital de exames para os próximos anos", mais vale aprender a utilizar bem e otimizá-la como ferramenta de trabalho.
Começa logo por, tal como referiu Marco Bento, uma prova criada em ambiente digital não dever ser uma réplica do que é aplicado em papel.
Acredita-se assim na cultural dos tutoriais, em que no digital há um feedback imediato para que o aluno, o professor e ambos em conjunto possam refletir sobre o desempenho e avaliá-lo, muito mais complexo do que apenas classificá-lo. Identificam-se erros no imediato, discutem-se esses erros em grupo ou em privado.
Foram demonstrados comentários de alunos que referem que aprendem melhor quando os professores comentam o seu desempenho um a um.
Tal como Dehaene (2020) referiu, tendo sido apresentado neste evento por Eusébio Machado, os quatro pilares da aprendizagem, de acordo com as neurociências, são (1) atenção; (2) envolvimento ativo; (3) consolidação do conhecimento; e (4) feedback.

Por parte da Direção Geral da Educação, o foco foi a ideia de que o digital deve ser utilizado quando faz sentido para a aprendizagem, e isso é o professor em sala que decide.
Para ajudar nessa decisão, a DGAE disponibiliza vários recursos:
Um festival de recursos e as escolas e professores que façam a gestão não regulada. Será que corre bem?

Foi também adiantado que a desmaterialização das provas de 9º ano são já este ano letivo, 2023/24, respondendo assim ao novo Modelo de Atenção Cognitiva, tendo nós que conseguir andaimar a recuperação das aprendizagens, conciliando a passagem para o digital com ou sem condições físicas na escola e seguindo as indicações da Tutela. Claro está que esta parte revolta-me um pouco pois é sempre o outro que dá ordens e nós temos que seguir, mas também criticamos, e fazer mudanças efetivas acabamos por não fazer.

Ana Granja vai mais longe e refere que a pressão da preparação para os exames está a ser utilizada como desculpa para não mudar, continuando a maioria a pensar que avaliar é sinónimo de classificar, mas não é.

O foco da avaliação é melhorar as aprendizagens, não é classificar e seriar.

Há classificações? Claro, para seriar em concursos. Mas como sabemos que atingimos determinada classificação? Através da avaliação contínua.

Laurinda Fernandes deu-me uma visão romântica do que é ser professor. O ideal, arrisco-me a dizer, que poucos conseguem atingir.

Professora de carreira há muitos anos, considera o professor como maestro que orienta os músicos, mantendo-os a seguir uma pauta, mas são os músicos que interpretam a música. A pauta é o currículo, sendo o professor o elo de ligação entre o currículo prescrito e as aprendizagens dos alunos.

Esta professora de ensino secundário vai mais longe e cria cenários de aprendizagem que são negociados com os alunos e revisitados vezes sem conta por eles para perceberem se estão a cumprir com o esperado, como um instrumento de trabalho e não um guião que o professor segue.

A avaliação é escrita por rubricas em conjunto, debatida e alvo de reflexão, pensado sempre no que correu mal e no que se pode fazer para melhorar.

A professora termina referindo: "Avaliação não é parra passar rasteira aos alunos, é para estar com o coração e dar o juízo de valor ao aluno."

A Cidadania para o desenvolvimento foi relembrada pela Professora Rosa Amaral como estratégia nacional, sendo os desafios atuais a construção, a partilha e a reflexão, a dimensão ética e a preocupação com o Outro.

A professora resume esta época em três preocupações:

- de utilizadores a produtores

- da transformação digital (o que não significa que temos todos de utilizar apenas isso)

- do digital às tendências de proibição (o telemóvel como ferramenta e não como "algo a abater")

A Intuitivo entra assim no dia a dia da escola, ou pelo menos pretende, como uma forma de operacionalizar a intencionalidade da aprendizagem e o papel ativo dos alunos. Como plataforma igual para todos, a ideia seria descentralizar a individualidade e problemas de cada casa ou escola e passar a ter uma visão global, onde é possível seguirmos um padrão de avaliação criando equidade, melhorar o que temos e contribuir para essa melhoria.

Por aqui vou experimentando, já com um teste aplicado, corrigido nessa mesma aula, avaliação refletida e classificação obtida em conjunto com os alunos.

Será que corre sempre bem? Penso que dependerá da turma, da qualidade da Internet e outros aspetos.

Vamos experimentado, avaliando e melhorando.

Boas avaliações!