sábado, 11 de junho de 2011

Na avaliação qual é o “ponto”?

A avaliação é… Não sei se será possível começar a definição desta forma, pois a avaliação toma diferentes formas conforme o contexto e o objetivo.
Na verdade, penso que em todos os momentos estamos constantemente a avaliar. Uma mera observação sobre algo é um juízo de valor, uma avaliação mesmo que informal.
No contexto de ensino-aprendizagem escolar há momentos criados para formalizar a avaliação que se processa ao longo da formação.
É um instrumento para perceber se os objetivos são atingidos e de que forma, para melhorar a prática pedagógica e perceber o desempenho de cada aluno.
Ao longo da formação avaliamos esforço, evolução, reações, aprendizagens, comportamento e atitudes, resultados, pedagogia utilizada e todos os aspetos que acharmos pertinentes para um ensino (educação) eficaz.
Desta forma, vamos percebendo as dificuldades existentes, tanto de quem leciona como de quem aprende.
A avaliação toma assim diversas formas: diagnóstica, formativa e sumativa.
Coloquei por esta ordem, pois é a ordem pela qual é mais pensada. Mas esta distinção não confere a cada tipo de avaliação uma individualidade solitária, pois o diagnóstico só fará sentido se for seguido de formação e concretizado com a perceção da apropriação de todos os objetivos (soma), conhecidos por todos os intervenientes (transparência ).
Se todos estes aspetos ficarem esclarecidos de início, ou forem sendo esclarecidos ao longo da formação, à medida que surjam, talvez seja mais justo, pois o que se pretende é um juízo final justo e adequado à individualidade de cada aluno.
Então, “qual é o ponto?” Inicial, durante e final, com efeitos permanentes no sucesso das aprendizagens dos alunos e na prática pedagógica dos professores. No vídeo disponibilizado “O Ponto Avaliar” pergunta “O que acontece entre os pontos?”, ponto diagnóstico e ponto sumativo. Na tentativa de resposta incluo todos os aspetos que também são questionados no vídeo. Entre os pontos ensina-se, aprende-se, inicia-se, reinicia-se, finaliza-se, critica-se, reflete-se, vê-se como um todo que não será apenas a soma das partes, criam-se novos significados.

Bibliografia (documentos disponibilizados pela UC Avaliação das Aprendizagens)
Avaliação da Formação, ppt;
Rosado, A.; Silva, C.; Conceitos Básicos sobre Avaliação das Aprendizagens;
Avaliação das Aprendizagens, ppt;
Vídeo O Ponto Avaliar, In http://www.youtube.com/watch?v=-Qpq3dRXthE, acedido em 12 de junho de 2011.

5 comentários:

  1. A avaliação diagnóstica é uma forma de recolher informação para uma melhor perceção sobre os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a orientar a prática pedagógica tendo em conta o que eles já sabem. Este tipo de avaliação acontece sempre que o educador ache necessário.
    Na minha prática pedagógica, quando mudo de tema faço uma pequena avaliação diagnóstica, por exemplo, uma conversa com os alunos ou pedindo que façam um desenho sobre o tema (alunos do 2º ano).
    Desta forma vou conseguindo envolver os alunos que têm os conhecimentos pretendidos com os objetivos e aqueles que estão muito afastados do pretendido.
    De outra forma não conseguiria saber o que esperar deles e como os envolver durante as atividades, sendo surpreendida por reações que dificultariam o processo de ensino-aprendizagem.
    Sónia Abrantes

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  2. A avaliação formativa está presente em toda a formação, com várias formas de interação entre professor-aluno-proflessor e aluno-conteúdos-aluno. O feedback gerado por estas interações permite aos intervenientes (professor e aluno) perceberem se o caminho de formação está a ser o mais indicado. Se sim, motiva e cria uma maior autoestima. Se não, permite a sua adequação.
    Sónia Abrantes

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  3. A avaliação sumativa é considerada o momento mais formal da avaliação. O juízo por ela criado engloba todos os desempenhos para confrontar com os objetivos.
    Na minha prática pedagógica as avaliações diagnóstica e formativa são um excelente apoio à sumativa que marca o final de um ciclo (período ou ano letivo).
    Como inicialmente há uma definição do nível de conhecimentos e ao longo da formação há um registo da evolução, no momento final do ciclo, os objetivos, estabelecidos por currículo nacional e adaptado à escola e turma, já foram sendo vistos como alcançados ou não.
    É como um instrumento de certificação social. No caso da escola será um instrumento que constará no processo individual do aluno que certificará que esse aluno alcançou determinados objetivos.
    Para alguns encarregados de educação o que importa é este feedback. O que se torna difícil nesta avaliação é quantificar.
    Os critérios terão que estar bem definidos, evitando ambiguidades, mas também considerando a subjetividade de cada aluno.
    Sónia Abrantes

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  4. no wiki .... aquele grande amigo, que por vezes substitui o dicionário , podemos ler:
    "..O termo avaliação pode remeter aos seguintes artigos da Wikipédia:
    Avaliação, um exame.
    Avaliação de empresas
    Avaliação imobiliária
    Avaliação de Impacto Ambiental
    Avaliação de obras de arte
    Avaliação de professores
    ..."

    o que vai de encontro à primeira frase da autora deste blog.

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  5. E não é que ainda há gente que nega a importância da avaliação?

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