domingo, 26 de janeiro de 2020

Autoconfiança ou egocentrismo


Autoconfiança, uma característica cada vez mais vista como uma excelente qualidade para se estar bem e viver da melhor forma.
O problema é quando essa autoconfiança é confundida com egocentrismo.
São dois conceitos, duas formas de estar bem diferentes mas muito próximas e fáceis de confundir.
Mesmo tendo nós a certeza do que cada uma quer dizer.
Porquê?
Vamos falar de cada uma e depois misturá-las.
Autoconfiança é entendida como confiança em si próprio, no que sabe fazer, no que é capaz de fazer, perante as situações em que se coloca ou que lhe são propostas. É ter pensamento positivo sobre aquilo que é capaz de fazer.
Típico "Eu consigo!"
Egocentrismo é um tipo de comportamento em que a pessoa se volta para si própria e apenas para seu próprio benefício como primeiro pensamento. Não é que não queira saber dos outros, é apenas indiferente a eles quando precisa de escolher o melhor para si.
Então, como se cruzam?
Quando as nossas decisões passam por agarrar as rédeas de uma situação em que envolve mais do que uma pessoa e, tendo confiança na sua própria capacidade de decisão, decide e leva tudo à frente pois é capaz disso. Ora, chegamos então ao egocentrismo...
No final, quando todos tiveram que se sujeitar e tentar ficar felizes por isso, o egocentrista está convencido de que fez o melhor, pois tem essa autoconfiança, nem tendo noção que a decisão foi mais voltada para si e para a sua perspetiva do que para a perspetiva dos outros ou em conjunto com todos.
Ser autoconfiante pode ser um exercício difícil pois não nos podemos esquecer que estamos sempre ligados a alguém, os nossos atos têm sempre consequências para outros. Temos, assim, medo de ferir ou fazer mal a alguém ou a nós próprios.
Ser egocentrista é bastante mais fácil pois, na tentativa de pensar em mim mesmo como uma pessoa autoconfiante, há tendência para ignorar o que está à volta e centrar-me em mim mesmo apenas.
Mas ser egocentrista também pode ser difícil de alcançar. Quando a autoconfiança está em baixo, não há lugar a egocentrismo...

Um equilíbrio seria o ideal... Ou ter estas competências guardadas em algum compartimento do cérebro para utilizar quando preciso.

Boas autoconfianças!

Sem comentários:

Enviar um comentário