sexta-feira, 13 de março de 2020

Tanto tempo, e agora?


Já está decido, crianças e jovens em casa.
Sendo isso um dado adquirido, resta agora não entrar em desespero e pensar em estratégias não muito cansativas mentalmente para que este mês passe da melhor forma.
Quem me conhece sabe que sou fã de planeamento, principalmente quando há TANTO TEMPO LIVRE.
O tempo em família é precioso e tudo o que queremos nesta altura é não ter discussões nem entrar em confronto uns com os outros. Principalmente nos casos em que:
- há crianças muito ativas em casa;
- há pais com trabalho a fazer, mesmo tendo a companhia dos mais novos;
- há crianças e adolescentes que se "colam" aos aparelhos e não fazem mais nada sem ser comer e dormir;
- há 5 refeições diárias para todos para preparar.

Ora, o que proponho, nesta fase inicial, é uma pequena atividade em família:
FAZER UMA CHUVA DE IDEIAS E CALENDÁRIO
Agora que têm realmente tempo, sentem-se todos juntos e:

1º Perguntem-se uns aos outros o seguinte (a isto se chama brainstorming):
O que gostas mais de fazer?
O que devemos fazer todos os dias?
O que gostas mais de comer?
O que devemos comer durante os dias?

2º A pessoa, criança ou adulto, que sabe escrever escreve em diversos papéis as ideias que surgiram.

3º Desenhar um calendário a gosto. Pode ser diário, semanal ou mensal, conforme a idade e da paciência dos intervenientes.

4º Distribuir pelo calendário as atividades e ementa, tendo em conta que as atividades mais agitadas devem ficar para a parte da manhã e as mais calmas para a parte da tarde.
Para saber quais são as mais agitadas e as mais calmas podem pensar no tom de voz que cada uma requer. Ou seja, por exemplo, caminhar é uma atividade de movimento mas não andamos aos berros, pois não? Então, caminhar é uma boa atividade para fazer a seguir ao almoço ou ao final da tarde. Jogos (não os eletrónicos), podem ser ativos se forem dinâmicos, é bom para a parte da manhã. Estudar, dependendo das capacidades de cada um, pode ser mais agitado ou calmo. O desafio é ir percebendo o que é mais adequado a cada um.

5º Decorar o calendário e afixar. Deve ser visto como algo bom e não uma imposição obrigatória e rigorosa.

6º Deixar os papéis visíveis num pote transparente ou algo do género, com mais papéis em branco para que se aumentem as ideias à medida que os dias passam.

7º Mudar o calendário quando tiver que ser. Não deve ser visto como algo inflexível. É apenas para que todos tenham uma linha orientadora e não ser gerado o caos. Lembrem-se que os alunos têm sempre um horário a cumprir de segunda a sexta-feira e é a isso que estão habituados. Os adultos têm o seu tempo organizado e ter um menor sempre, sempre consigo pode ser esmagador.

Aqui em casa surgiu logo a questão:
"Se não acabarmos algumas coisas hoje podemos acabar amanhã?"
Claro que sim! A ideia é ir mantendo a capacidade mental em alta para quando retomarmos as rotinas escolares e laborais esteja tudo a funcionar bem.
Demoramos pouco mais de uma hora a realizar a tarefa e o calendário ficou com a decoração incompleta. Não há problema. Retomamos depois.
Vão surpreender-se com as ideias que todos temos, ADULTOS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS, com toda a certeza. Lembrem-se que temos a Internet e as ideias online são muitas: receitas, trabalhos manuais, ginástica em casa, jardinagem caseira/doméstica, filmes, aprendizagem de uma língua, ...

A partir de hoje vou partilhando ideias do que já fizemos no Espaço Crescer Centro de Estudos e pode ser adaptado em casa. Mas o melhor mesmo são as ideias de cada um!

Boas ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário