A maioria das pessoas tem consciência que a educação é um recurso para o desenvolvimento quer individual, nos diferentes domínios, quer coletivo, da sociedade em geral, independentemente do país ou cultura.
Ao ler um artigo sobre isto, fui confrontada com dados que provam que ainda há raparigas adolescentes que abandonam a escola muito cedo para casar ou simplesmente porque a sua cultura não permite continuar num mundo que defendem ser para homens.
Estes estudos indicam também que são os países de 3º mundo ou em vias de desenvolvimento que têm maior número de raparigas adolescentes nesta situação.
O caminho que alguns países tomaram, incluindo as mulheres em profissões que só homens conseguiam atingir, levou ao seu desenvolvimento social e económico.
Desta forma, pensa-se que as restantes culturas e países que ainda não seguiram este exemplo, deveriam investir mais na mudança de mentalidades que permitisse que as raparigas adolescentes não fossem obrigadas a seguir um futuro que não desejam, abandonando a escola sem ter oportunidade de escolher uma profissão, ou sequer ter alguma!
Outras culturas há, como Moçambique na Província do Niassa pelo menos, onde esta regra não está instituída, mas subtilmente também reina, pois as raparigas são mães logo que lhes é possível (com a vinda da menstruação).
Penso até que será pior do que ter casamento prometido, pois naquele caso são mães cedo mas não casam, tendo filhos até de diferentes pais que não os reconhecem como filhos...
E ainda, para agravar a estatística, depois de serem mães, voltam aos estudos, indo até para o ensino superior mesmo depois de 3 ou 4 filhos que ficam com os familiares ou mesmo pela rua.
Desenvolvimento... Cada um desenvolve-se como mais convém a si e como lhe deixam desenvolver no seu meio.
por definição:
ResponderEliminar---
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
---