quinta-feira, 3 de novembro de 2011

This is Halloween

Seria um título engraçado para um texto sobre a experiência de não ter ficado colocada, mas tive a felicidade de ficar como professora de Atividades de Enriquecimento Curricular, mais conhecidas por AEC, de Inglês com alunos do 1º e 2º anos de escolaridade.
Ora, ensinar inglês a alunos do 2º ano por enquanto parece-me mais simples... Mas ensinar inglês a alunos do 1º ano que só agora aprenderam as 5 vogais e ontem já começaram a conhecer as consoantes... Dá que pensar!
E ao pensar, lembrei-me de lhes mostrar este musical sobre halloween, totalmente em inglês.
Para além de suscitar o interesse por ser um filme, o fato de estar em inglês exigiu deles um esforço enorme para ouvir e tentar imitar o que os bonecos iam cantando.
No final tive que passar novamente o filme, em todas as turmas de 1º e 2º ano. Notava-se a cara de receio em alguns deles, mas isso resolveu-se quando outros perguntavam "Isto é mesmo a sério?", sendo a minha resposta previsível...
Depois do filme, nada melhor do que conversar sobre as suas personagens dizendo o seu nome com a pronúncia em inglês e pintando um desenho com as cores características deste dia, também conversando sobre elas.


E assim vou aprendendo que, para além dos alunos esperarem das aulas de AEC um momento de descontração lúdica, ensinar inglês a esta faixa etária passa mais por conversações, visualização, audição e tato.

(Os desenhos foram retirados da Internet, numa escolha aleatória através do motor de busca google)

1 comentário:

  1. Depois de uma semana, dois dos alunos que viram o filme, começaram a cantar a música no final da aula. Um deles comenta "Teacher, na noite do dia em que vi o filme até sonhei com monstros! Tive que ir dormir para a cama dos meus pais!". E outro acrescenta "Eu sonhei com mortos-vivos, eles andavam de um lado para o outro... Até lancei água benta mas eles continuavam..."
    Ora, sonhar com monstros por causa deste filme, confesso que posso ter ajudado em muito para isso acontecer.
    Mas, mortos-vivos e água benta?
    Penso que os programas de televisão ajudaram mais do que este musical...
    É preciso cuidado com o que as crianças vêm, mesmo sendo de relance, pois associam à sua vida, àquilo que experienciam e este musical é uma experiência deles, que associam a ideias prévias que já tinham sobre outra coisa parecida que já tenham visto e que só agora associam ao que poderá significar...

    ResponderEliminar