domingo, 14 de março de 2010

Web 2.0 - onde vamos parar?

Web 2.0, apenas um conceito. Quem diria...
Um conceito com as seguintes características: personalização, interactividade, comunidade, inteligência colectiva, colaboração, tagsonomia, software 2.0 e gratuito (retirado de http://www.slideshare.net/Efaciler/web-2-0-3373684 em 14 de Março de 2010).

Achei interessante comentar convosco pois este conceito revoluciona pela positiva os métodos de ensino.
Penso eu que revoluciona, pois os jovens e crianças de hoje vivem na era digital, e com ela crescem.
Não será positivo se aproveitarmos todas estas ferramentas em vez de apenas criticarmos?

Deixo aqui um link para uma wiki recém-nascida, no âmbito de uma disciplina minha, "Educação e Internet", da Universidade Aberta. Mais uma experiência extraordinária que me deu a conhecer mais um pouco das potencialidades do mundo virtual!

http://educainternet.wikispaces.com/

3 comentários:

  1. As ideias principais do conceito web 2.0 é dar vida a internet e os sites terem interactividade com os utilizadores. Um bom resultado disso é o Youtube em que os utilizadores podem demonstram o quanto gostam ou desgostam dos videos, e assim consegue se gerar melhor conteudo para todos os utilizadores :)

    É sempre bom haver pessoas que divulga estes novos conceitos. Pois o analfabeto de hoje em dia é quem não sabe mexer em computadores.

    T. Mendes

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  2. Tocas aqui em dois pontos que considero bastante discutíveis: conseguir gerar melhor conteúdo e o analfabeto de hoje ser quem não sabe mexer em computadores.
    Quanto ao primeiro, penso que os conteúdos vão surgindo consoante as necessidades de quem os utiliza, mas isso não implica que se melhora a qualidade. Claro que concordo que há bons contributos, mas isso será porque quem os faz rendeu-se às evidências: será melhor divulgar em locais bastante povoados.
    Sobre o segundo, penso que é aí que surge o problema. A sensação de analfabeto tem quem não sabe mexer em computadores, mas isso não quer dizer que o seja. Tal como os educadores de hoje estão a tentar utilizar ferramentas adequadas aos alunos, os nativos digitais, também deveria existir o sentido contrário. Também os alunos deveriam ser lembrados que isto não foi sempre assim, que houve uma evolução muito lenta e que quem cresceu com ela deve ser respeitado por saber coisas que os mais novos agora não sabem.
    Por exemplo, mostrar a uma criança de 8 anos uma cassete de audio é o mesmo que mostrar a um idoso um mp3.
    Não nos devemos esquecer as diferentes perspectivas.

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  3. Como o poeta dizia:
    "Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.
    Continuamente vemos novidades..."

    Devemos sempre respeitar o passado e sabe lo, ate mesmo para aprender o funcionamento dos ultimos gadgets.
    E pensar que eu sou do tempo (da transição) de que as pesquisas ainda se fazia simplesmente baseadas em livros, hoje em dia é tudo wikipedia's.

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