sexta-feira, 11 de março de 2011
Materiais manipulaveis
Qualquer estudante para professor de hoje sabe as vantagens que há em utilizar materiais manipulaveis, principalmente em conteúdos mais complexos e de difícil compreensão, como é o caso da subtração.
Então, como fazer com estes alunos que estudam numa escola que está numa cidade onde não há esses materiais?
Depois de uma produtiva conversa no skype com uma colega minha da Universidade Aberta (sim, Inês, és tu ;)), fiquei a perceber que eu estava a complicar.
Se não há materiais fazemos!
E como fazer se não há recursos financeiros para comprar material para a construção?
Cartões velhos cortadinhos aos bocados, como os que vemos nas fotografias.
Agora sim, com os cadernos quadriculados que temos recebido dos anjos de Portugal e com os cartões de papelão, os alunos já estão a começar a interiorizar o conceito de subtração.
Estranho é aperceber-me que os cartões são cobiçados por todos os alunos...
Como fazer quando temos apenas 200 cartões e os alunos são 37?
Fazemos mais cartões e/ou ensinamos que conseguem trabalhar em conjunto, trabalhos de grupo onde os alunos trabalham todos para um mesmo fim.
Para além do conceito de subtração, temos que parar para explicar o conceito de trabalho de equipa, pois também não é uma prática muito usual por aqui...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário