quinta-feira, 7 de abril de 2016

Estação meteorológica artesanal


Nas passadas férias escolares, no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/) tivemos uma atividade de construção de uma estação meteorológica artesanal, sendo a fotografia acima o resultado final.

Seguimos o procedimento explicado no trabalho Quanto pesa uma nuvem? da autoria do professor Anderson Pifer (Física) e da professora Patrícia Grupi (Química).

Este primeiro aparelho artesanal é um barómetro, utilizado para medir a pressão atmosférica. Se o balão estiver para cima, inchado, quer dizer que a pressão é elevada. Se estiver para baixo, não esticado, quer dizer que é baixa.


A fotografia seguinte mostra o nosso anemoscópio, que nos indica a direção e o sentido do vento. Nas igrejas mais antigas ainda vemos aparelhos semelhantes a este no topo da torre sineira.


O nosso anemómetro, incompleto porque nos falta o voltímetro e as pás para captar o vento são demasiado pequenas não tendo o movimento que deveria ter. Este aparelho mede a velocidade do vento.


O pluviómetro, ainda em centímetros, mede a chuva que caiu num metro quadrado.

Apenas falta mostrar o psicrómetro com a finalidade de medir a humidade relativa do ar, pois não temos os dois termómetros de mercúrio necessários.
Com esta atividade, de registo periódico por parte dos alunos, trabalhamos as medidas de volume, conceitos ligados a vários conteúdos de geografia de 3º ciclo, entre outros transversais a várias disciplinas e anos.

Boas meteorologias!

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