segunda-feira, 8 de março de 2010

Bullying, falado hoje, mas existente desde sempre

Ainda bem que assim é: falado hoje! Apesar de todas as críticas, de ouvirmos vezes sem conta "ai, os jovens de hoje...", a realidade é que os jovens de hoje já serão os adultos que amanhã conseguirão falar da grande maioria dos temas que em tempos foram tabus.
Bullying é um desses casos.
Claro que considero muito grave, e penso que é importante cada vez mais existir um número maior de discussões sobre o assunto, para deixar de ser tabu e passar a ser um problema localizado, com o qual sabemos lidar e até prevenir.
É mais um problema que está directamente ligado à educação, quer seja formal ou informal.
Deixo aqui dois links, sendo o primeiro de conhecimento e o segundo de opinião pública de um país distante mas com população portuguesa que também está atenta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

http://bairrodooriente.blogspot.com/2010/03/campo-de-batalha-escola.html

Para intervir é necessário conhecer, e saber o que podemos fazer ao nosso nível: pais, professores e outros agentes educativos!

3 comentários:

  1. Bullying é por definição um conjunto de maus-tratos, ameaças ou actos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada a uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável.
    Ora dos meus tempos de escola recordo alguns rapazes mais agressivos (poucos) que tentavam intimidar ou agredir os que consideravam mais fracos, mas existiam sempre por perto as auxiliares (à época denominadas de contínuas) que os apartavam e lhes ralhavam e tinham todo a autonomia para comunicar tais actos aos professores e também aos pais. Ter um professor ou um contínuo por perto era, para todos nós um “bloqueio” às nossas irreverências como se de um pai ou mãe se tratasse. Não penso que o respeito passe apenas por uma palmada ou castigos mas confesso que nalguns casos não são prejudiciais chegando mesmo a ser necessários.
    Talvez nesta nova geração se tenha passado do 8 a 80 e um destes dias estamos assistir a filhos a pôr os pais de castigo.
    Deixo aqui um link interessante sobre o tema
    http://esperadavida.blogspot.com/2009/07/artigo-publicado-na-revista-visao.html

    ResponderEliminar
  2. Guaxinim Empreendedora9 de março de 2010 às 22:13

    Olá Chefinha ^^

    Parabéns pela iniciativa.
    A educação é a base da vida, pelo que considero muito interessante o teu blog.
    Deixo-te aqui o blog do meu grupo de Área de Projecto, "Ser Diferente Por Um Dia", cujo tema se relaciona com a escolha do futuro dos jovens após a conclusão do Ensino Secundário. Para tal, temos visitado algumas Universidades, falado com alguns professionais, etc.
    http://serdiferenteporumdia.blogs.sapo.pt

    Forte Canhota

    ResponderEliminar
  3. Oi, Guaxinim! Eu sabia que irias aparecer por aqui ;)
    Já espreitei o vosso blog. É uma excelente ideia também. Será bastante útil para ajudar a vossa escolha.
    Continua com a força e vontande que tens, e conta comigo!
    Até breve

    ResponderEliminar