segunda-feira, 10 de maio de 2010

Qualidades do e-professor

Focada a presença do professor, a presença de ensino, Anderson, conclui o seu texto sobre “O Processo de Ensino Num Contexto de Aprendizagem Online”, referindo as qualidades que um professor online deve possuir. Desta forma, responde à questão que alguns professores colocam: o que devo ser para ter sucesso neste novo contexto?

O autor refere três grandes grupos de características, veremos aqui cada um deles.

O professor deve ser excelente. E como? O gosto pela interacção com os alunos deve ser uma constante. Deve conseguir transmitir com entusiasmo e motivação os conteúdos que conhece bem, a matéria que lecciona. A pedagogia ou andragogia devem ser compreendidas, bem como possuir um reportório de actividades de aprendizagem que motivem e avaliem as aprendizagens efectivas.

Outra característica é possuir capacidades técnicas, conhecimentos para navegar e contribuir no contexto de aprendizagem online. Para isso necessita ter acesso a diferente hardware, bem como ser eficaz na utilização da Internet, quer seja no sentido pessoal de competência ou no à vontade no contexto.

Por fim, e interligado com as outras, deve ser um professor eficaz online, com versatilidade, capacidade de inovação e a preserverança de um pioneiro.

Desta forma, terá mais oportunidades de sucesso. É um trabalho de constante manutenção e actualização, pois as próprias tecnologias e software também o são.

Bibliografia - Anderson, T.(2004) - O Processo de Ensino num Contexto de Aprendizagem Online (fornecido pela UC “Educação e Internet”, online)

Sem comentários:

Enviar um comentário