quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Escola D. Luis Gonzaga


Esta é a escola onde vamos lecionar.
Parece um pouco diferente da escola estatal, não é? Até tem mesas e cadeiras!
Para as crianças frequentarem esta escola têm que pagar um valor irrisório, e têm direito a algum material escolar.
O programa do ensino básico é idêntico ao nosso. A grande diferença reside nos professores nacionais, que têm uma formação insuficiente para o que lhes é exigido. Deduzimos o resultado desta mistura cujos pormenores não cabe a este fórum discutir...
O importante é que esta escolinha, nascida pelo Projecto Seiva, veio alfabetizar cerca de 150 crianças até agora, apenas com ajudas voluntárias (Irmãs Doroteias).
Apenas mais um aspecto a salientar da escola estatal: cada professor tem consigo na sala de aula cerca de 120 crianças em simultâneo. Qual pedagogia e didática...?
As nossas salas têm um máximo de 40.
Claro que a escola das Irmãs Doroteias está a ganhar reputação porque os meninos conseguem aprender a ler, escrever e contar. O objectivo é sobre crianças mais desfavorecidas, mas até que ponto deixam de ser desfavorecidas?
E aquelas que, pelo sistema de ensino não conseguir transmitir o necessário, serão alfabetizadas se tiverem aulas particulares? Quem são os desfavorecidos aqui?
Quem não tem recursos financeiros, quem não tem recursos pedagógicos ou os que não têm suficiente dos dois (a residual classe média)?
Este país é de terceiro mundo, mas as pessoas têm consciência plena da importância da educação e isso nota-se pelas listas de espera na escolinha. Ah, e os pais não contestam nem os professores que não sabem fazer contas...
Só a disciplina diária de ir para a escola já os conforta e dá esperança de um futuro melhor.

2 comentários:

  1. olá,

    como podemos fazer para arranjar emprego numa escola em moçambique? tenho o mestrado em 1º e 2ºciclo e gostava de dar aulas lá.
    obrigada,

    ResponderEliminar
  2. Olá! Para emprego pelo ministério, há concursos que são lançados pela DGRHE (não tem havido ultimamente).
    Pode também arriscar e ir para lá e depois concorrer de alguma forma que desconheço, mas eles estão a dar prioridade a quem é moçambicano.
    Se for em missão de voluntariado, tem várias hipóteses devendo procurar a ONG que mais se adequa ao seu perfil.
    Um bom exemplo de uma ONG é a Associação Seiva, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti do Porto. Mas há mais com toda a certeza.
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderEliminar