segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Inesperadas mudanças

Estamos em pleno mês de Fevereiro e alguém com poder e autonomia decidiu juntar algumas turmas de alunos em AEC, o que fez com que alguns professores mudassem o seu horário.
Ora, isto não seria importante nem significativo se não tivesse outras implicações que não só o número de alunos e os horários dos professores...
Ao juntar turmas, alguns professores ficaram sem uma ou mais turmas, tendo que ir agora "pegar" noutra turma de algum professor que deixou de lecionar nesta fase.
Ao mudar de turma, mudamos as planificações, não sabendo até em que ponto está a nova turma.
E os pais, que orientaram os horários das actividades extra-escolares para não colidirem com as AEC? No início do ano era uma coisa, mas agora mudou, os filhos têm outro horário... Já pagaram o balet, o inglês ou outra actividade qualquer...
Já para não falar nos próprios alunos, que nesta fase já conhecem o professor, principalmente os do 1º ano, que precisam de uma fase maior de adaptação.
Depois de conseguir criar o ambiente ideal para as aulas, lá têm os alunos que se adaptar novamente ao novo professor que ensinará de forma diferente.
Eu sou uma das que deixa de ter duas turmas para ficar com outra, numa escola diferente.
Hoje foi a última aula com uma das turmas e não correu nada bem quando lhes disse que seria a última aula com eles. Só lhes disse hoje mesmo porque não soube antes para lhes dizer... A aula que seria de jogos foi o exemplo de mau comportamento no seu melhor!
A outra turma que "perdi" nem sequer sabe que já não me terão como professora. E pior... Vão continuar a ver-me na escola, pois ainda continuo com algumas horas lá, mas não saberão porque razão eu troquei.
Nestas idades começam os porquês e outras perguntas existenciais...
Pessoalmente, considero enriquecedor qualquer experiência educativa, mas há coisas que podiam correr melhor...

1 comentário:

  1. Its like you rеаd my mind! You seеm to
    knoω а lot about this, liκe you wrote the book in it or ѕomething.
    I think that you can do with some pіcs to
    drive the messagе hοme a bit, but instead of that, this is fаntastіc blοg.
    An excеllent rеad. I'll certainly be back.
    Feel free to visit my web page :: v2 cigs reviews

    ResponderEliminar