quarta-feira, 7 de março de 2012

Toys - Inventar para aprender

Ao planificar as aulas, costumo pensar no que vou fazer, como e com que materiais.
Esta parte dos materiais é a mais trabalhosa, pois se não queremos gastar mais do que devemos, temos que inventar um pouco e colocar a nossa criatividade ao dispôr das actividades a propôr.
Foi aí que me lembrei de uma resma de folhas com letras que me acompanham desde há muitos anos, desde que a minha irmã decidiu que elas seriam úteis para mim, na perspectiva de irmã mais velha preocupada com a caçúla.
E não é que são mesmo úteis?
Certo que passaram muitos anos com as folhas sempre atrás de mim... Mas ao levá-las para a sala de aula, com alunos do 1º ano que ainda têm grande dificuldade em escrever, fizeram muito sucesso.



Os alunos só tinham que escolher as letras iguais às que estavam escritas no quadro, identificando-as bem como ao boneco que era esperado que desenhassem.



Depois de desenharem brinquedos à sua escolha, da lista dos que estavam escritos no quadro, muito procuraram e cortaram letras, mesmo com erros que foram posteriormente corrigidos.


Este foi o produto final, onde trabalhámos a contagem dos brinquedos em inglês, a leitura dos nomes dos brinquedos em inglês e assim ficaram a conhecer alguns TOYS, apenas aqueles a que o programa obriga.
Às vezes, ao planificar inglês para o 1º ano, questiono se estamos no bom caminho, pois eles aprendem a ler inglês ao mesmo tempo que o fazem em português. Se calhar sim... se calhar não...

Sem comentários:

Enviar um comentário