segunda-feira, 18 de junho de 2012

Telenovelas e educação para a vida


Na Edição de Setembro de 2011 da National Geographic li um artigo sobre a influência das telenovelas na economia do Brasil. Podem conhecer em artigo
Parece não ter ligação direta, mas pelo que o autor refere, estes pequenos momentos diários têm grande importância na vida das mulheres, sendo um meio de educação para a melhoria do seu nível de vida.
Referem até que a taxa de fecundidade diminuiu, não por mudanças políticas, mas pela escolha das mulheres que têm acesso a mais informação.
Ao aumentar o número de lares com eletricidade, aumentou também o acesso às telenovelas.
Para além de educar para a sexualidade, educam também quanto à presença e poder da mulher na sociedade.
Esta mudança não foi evidente, referindo até o autor que "Alguns autores de argumentos para novela esforçaram-se por minar subtilmente a ditadura que governou o Brasil até 1985, criando diálogos que criticavam os valores tradicionais."
Ora, essa subtileza é de louvar, pois os resultados estão à vista, ainda que lentos. São autores de guiões de telenovelas com papel educativo. São a prova que todos temos o nosso papel educativo e não só os professores inseridos em escolas.
Foco também a importância da lentidão. Tal como vivemos em Portugal, para que servem medidas extremas e rápidas de mudança se depois voltamos à mesma ladainha?
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário