quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Para ficar a pensar...


Como trabalho de casa de uma menina de 4º ano, apareceu este problema para resolver:
"Cinco amigos, António, Bernardo, Cláudio, Duarte e Ernesto, têm, cada um deles, um filho e uma filha. São tão amigos que cada um casou a filha com o filho de um dos outros quatro.
Deste modo, a nora do pai do genro de António é cunhada do filho de Bernardo e o genro do pai da nora de Cláudio é cunhado da filha de Duarte.
Ainda que a nora do pai da nora de Bernardo tenha a mesma cunhada que o genro do pai do genro de Duarte, a situação é muito simples, pois nenhuma nora é cunhada da filha do seu sogro.
Com quem casou a filha de Ernesto?" (retirado de http://www.prof2000.pt/users/mlima/materiais/problemas.htm).
Depois de pensar que já tinha resolvido, casando a filha do Ernesto com o filho de um amigo, que não vou dizer qual :), afinal verifico que as soluções disponíveis na net indicam que ela se casou com outro. Ao estranhar esta resolução, pois passei mais de 4 horas de volta do mesmo assunto, verifico que o que eles chamam de cunhado não é o mesmo que eu chamo...
Cunhado ou cunhada não é aquele casa com o nosso irmão ou irmã ou aquele que é irmão ou irmã do nosso marido ou mulher, e por acrescento os que se casam com os nossos cunhados passam a nossos cunhados também (quase por simpatia)?
Para tirar essa dúvida também procurei a definição de cunhado, não fosse eu estar enganada.
Boas conclusões!


Sem comentários:

Enviar um comentário