quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"O que é que veio aqui fazer?"

Novo ano que começa, novos enigmas a desvendar com entrega de IRS e dados da Segurança Social a considerar.
Como até tenho disponibilidade psicológica e física, lá vou eu à Segurança social de Ovar colocar uma questão pessoalmente, para obter uma resposta o mais objetiva possível.
Felizmente não tenho ninguém à minha frente e ao tirar a senha sou logo chamada.
Sento-me à frente da senhora, que nem sequer bom dia diz, e começo a explicar a minha dúvida que se resumia a saber que percentagem de desconto para a Segurança Social entra na declaração da entidade patronal para o IRS. Se seria 11% referente ao trabalhador ou os 34,75% referente ao total de trabalhador e entidade patronal.
Quem está a ler este artigo percebeu a dúvida?
Então a resposta da senhora foi, "não sei quanto aufere por isso não sei quanto é".
Eu sublinhei o facto da percentagem e até mostrei a declaração de remunerações que a entidade empregadora entrega à Segurança Social todos os meses, onde estão mencionados todos os valores e percentagens. A senhora não mexeu as mãos que seguravam a sua cara e nem baixou a cabeça para olhar para o papel, olhando apenas de esguelha para um papel talvez desconhecido para ela, pois é uma declaração de remunerações online- Talvez nunca tenha visto... É normal, pois não é utente desse serviço...
Entretanto pergunta-me, exatamente assim "O que é que veio aqui fazer?"
Eu pensei "Vim dar uma volta, não tinha mais nada que fazer!" e "Estava com saudades vossas e decidi fazer uma visita!" e ainda "Sei lá! Estava aqui perdida e decidi entrar!".
Mas disse "Vim esclarecer esta dúvida porque tenho que entregar esta declaração."
E ela disse "Mas o que é que quer daqui?". Eu respondi novamente o mesmo calmamente e não consegui disfarçar o sorriso da piada que aquela situação me estava a dar...
Agradeci as repostas dela que finalizaram confirmando que são apenas os 11% que são declarados e levantei-me.
Ora, depois de sair da Segurança Social de Ovar fiquei a pensar na boa educação que esta mãe e talvez até mesmo avó transmite aos seus filhos, netos ou sobrinhos.
Estamos a falar de uma senhora de cerca de 50 ou 60 anos, que está na mesa da chefe dos balcões de atendimento.
É este Portugal que temos... São estas pessoas que se queixam que serão penalizadas quanto a ordenados e impostos e subidas de preços...
Sinceramente, nem sei que pensar... Neste momento temos excelentes serviços online que anulam por completo a utilidade de 5 mesas numa Segurança Social de Ovar.
Até o computador é mais educado do que a pessoa!
E é isto que os jovens adultos de hoje aprenderam e irão transmitir aos seus filhos?
Se calhar até têm razão ao querer uma escolaridade mais elevada para os portugueses. Ou então, estamos a atacar o problema no sítio errado...
Estamos bem, estamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário