quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Comemoração do 1º aniversário


No passado dia 16 de Setembro comemorámos o primeiro ano de existência do Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, concelho de Ovar e também um ano após o lançamento do livro Titia amanhã não vou vir.
Sobre o Espaço Crescer podem visitar a nossa galeria de imagens em http://espacocrescer2012.wordpress.com/instalacoes/, e ficar a conhecer algumas actividades que fomos realizando ao longo deste primeiro ano.
Contámos com apoio ao estudo e explicações desde o 1º ciclo ao ensino universitário a qualquer disciplina, dos quais tivemos resultados bastante positivos, quase 100% de sucesso escolar.
Para além do apoio académico, assegurámos também todas as férias escolares, Natal, Carnaval, Páscoa e todo o Verão, sem encerrar, com actividades diversificadas sempre orientadas para aprendizagens informais e ricas em conteúdo e entretenimento.
Realizámos algumas festas de aniversário e o nosso insuflável "saiu de casa" alguns dias.
Proporcionámos momentos formativos para adultos sobre diversas temáticas: costura, informática, língua gestual portuguesa, mandarim, inglês para atendimento ao público, novo acordo ortográfico, auto-maquilhagem, entre outros. O feedback destas formações foi bastante positivo, tendo recebido o apelo de continuar com estas formações, dentro e fora de portas, como foi o exemplo da formação dada na Junta de Freguesia de Espargo, do concelho vizinho (Santa Maria da Feira).
Arrancámos também com o apoio psicopedagógico e de terapia da fala, assistindo a uma evolução positiva de quem recorreu a estes serviços.
Depois deste balanço anual, concluímos que vale bem o esforço de tentar manter esta dinâmica de actividades com bastante diversidade, chegando a todos e às suas necessidades, com profissionais de cada área de intervenção e com os valores/preços acessíveis a todos.
Sobre este último aspecto, posso dizer que me surpreende, pois ainda temos pessoas que desconfiam dos valores baixos, não compreendendo que estes são a tentativa de chegar a mais gente, garantindo uma educação privada mais acessível a qualquer um e mantendo a qualidade da mesma.

Sobre o livro "Titia amanhã não vou vir", passado este ano em que muitas pessoas tiveram a oportunidade de ler as palavras que tentei escrever na perspectiva de dar a conhecer uma realidade vivida em África numa missão de voluntariado, concluo que é bastante gratificante fazer esta partilha.
Fiquei a conhecer pessoas que têm o desejo de fazer o mesmo, fiquei a conhecer pessoas que fazem disto o seu modo de vida e não apenas 5 meses como eu, fiquei a conhecer pessoas que se dão aos outros mesmo cá em Portugal, onde muito há a fazer também.
Ao partilhar a minha história, tive o prazer de "ouvir" outras histórias fantásticas e merecedoras de reconhecimento e de continuidade. 
Felizmente, continuamos a ajudar o Cantinho da Solidariedade em Lichinga, Moçambique, cada um à sua maneira e da forma que se sente preparado para ajudar.
Para saber mais sobre o livro visite http://edicoesvieiradasilva.pt/content/titia-amanh%C3%A3-n%C3%A3o-vou-vir, para ficar a conhecer melhor a missão visite http://www.cantinhodasolidariedade.com/.

Boas comemorações e balanços!

Parar para pensar no que foi feito e no que se quer fazer é parte de um longo processo: o processo de viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário