sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Projecto "Carta ao Pai Natal"


Nesta época natalícia, com as aulas a terminar, no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, decidimos lançar um desafio aos nossos alunos: o Projecto "Carta ao Pai Natal".
Como somos um espaço intergeracional, a partir da idade escolar, as pessoas convidadas a participar neste projecto têm idades compreendias entre os 6 e os 80 anos de idade.
A ideia é percebermos quais são os desejos de cada idade, adaptado à nossa realidade.
Por vezes dizemos que queremos algo, mas pensamos em muitas outras coisas...
Ao escrevermos em privado, conseguimos dar asas à nossa imaginação e despertar desejos que poderão estar oprimidos pelas razões mais simples.
Com este projecto, a única regra é colocar a idade no início da folha em branco. Podem escrever e desenhar. Podem assinar ou não, conforme como se sentirem melhor.
São informados inicialmente que o texto será publicado anonimamente, podendo escolher não autorizar essa publicação.
Face a esta explicação inicial, é curioso ver as reacções iniciais de nervosismo, pois sabem que o seu texto vai ser publicado, de vergonha, pois alguns estão conscientes dos erros que dão (mesmo sabendo que os erros serão corrigidos quando o texto for publicado), de orgulho, pois um texto seu vai ser "visto por milhões de pessoas".
É interessante ver também os olhares distantes e completos de imaginação, transparecendo uma "pesquisa mental" à procura dos seus desejos, acompanhados de um sorriso.
Aqui serão publicadas todas as cartas sem qualquer ordem de preferência, de modo aleatório.

Carta ao Pai Natal de um menino de 8 anos:

"Querido Pai Natal, no Natal gostava de receber um tablet, um computador, um carro telecomandado, uma pista, uma mota grande, um carro telecomandado do Panda, um rádio do Panda, um panda, um "titucho", um pássaro que repete aquilo que eu digo, uma guitarra do Panda, um microfone do Panda, um tablet do Panda e um computador com rato do Panda."

Bons desejos!

Sem comentários:

Enviar um comentário