quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia Internacional da Felicidade


Hoje é dia de... é o dia Internacional da Felicidade!
É o segundo ano deste dia comemorativo e com ele tenta-se levar a importância da felicidade a todo o mundo.
Será que chegou lá?
Gostaria de acreditar que sim, mas todos sabemos que não...
Ainda para mais, porque quando pensamos em distribuir felicidade, começamos sempre pelos mais desfavorecidos, pelos grupos minoritários e com maior infelicidade aparente.
Porquê aparente?
Porque acredito que a felicidade está muito para além do que temos ou não temos, do que somos ou não somos, de onde estamos ou não estamos.

Por exemplo, e pegando na minha profissão, os professores são aqueles que ensinam, independentemente do contexto e do reconhecimento. Neste momento, vemos constantemente professores mais infelizes do que felizes, porque não conseguem colocação, porque estão colocados longe de casa, porque têm uma turma com a qual é quase impossível trabalhar, porque é exigido deles mais do que algum dia imaginariam conseguir dar...
Há um sem número de razões para estarem infelizes e, para mim, a maior delas é o stress causado por tudo isto.
Assim, a minha questão é: será que conseguimos ser felizes se vivermos em stress, seja qual for a sua origem?
Penso que sim, até porque há quem fale de stress positivo.
O que me leva a crer que sim é o facto de que há pessoas que conseguem gerir todo o stress que entra pela sua vida de forma a torná-lo positivo, como motor para o sucesso e abertura de novos caminhos, nem que seja para ganhar nova bagagem para o resto da vida e das situações surpresa que com ela surgem simplesmente por vivermos.
Se ficarmos quietinhos à espera de algo para que não vivamos em stress, pode ser que esta situação de monotonia e falta de rumo gere também outro tipo de stress e consequente infelicidade.

Ao reler estas palavras, dou por mim a pensar "que panorama tão feio...", mas a verdade é que cada vez mais me apercebo que a tomada de consciência deste tipo de vivências leva a uma aprendizagem efectiva do que nos reserva a vida e de como lidar com tudo isso permanecendo feliz e sem deixarmos de ser nós mesmos, sem abandonar o EU.

Aprendi também que sorrisos geram sorrisos e uma cara alegre trás mais de bom do que tudo o que possamos imaginar.

É o que desejo neste Dia Internacional da Felicidade.

Bons sorrisos!

Sem comentários:

Enviar um comentário