quarta-feira, 4 de junho de 2014

Serviço Voluntário




No n.º 264 da revista Forum Estudante de Março'14 saiu um artigo sobre serviço voluntário no qual foi destacado o serviço feito pelos escuteiros a nível mundial.
Nele são partilhados links onde podemos ficar a conhecer mais sobre programas de voluntariado, que passo a transcrever:
- Voluntariado das Nações Unidas - www.unv.org
- Serviço Voluntário Europeu - www.sve.proatlantico.com

Muitas são as oportunidades de serviço voluntário em alternativa à dificuldade de entrada no mercado de trabalho.
Porquê ficar à espera de um emprego, que parece cada vez mais difícil, sem fazer nada?
É uma excelente experiência pessoal e profissional participar no voluntariado nacional ou internacional, melhor ainda se conseguirmos aliar essa experiência à nossa área de formação e no caminho que pretendemos fazer a nossa "carreira profissional".
O voluntariado é um abrir de muitas portas, abrir os nossos olhos e a nossa mente para a sociedade que já é vista como a aldeia global que há tanto tempo se fala como pretendida.

O Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, (http://espacocrescer2012.wordpress.com/) partilha desta perspetiva.
Para por isso em prática, somos o Banco de Manuais Escolares N.º 96 pertencente a Movimento de Reutilização de Manuais Escolares (http://espacocrescer2012.wordpress.com/inscricoes/banco-de-manuais-escolares/).
O serviço voluntário que desempenhamos é receber, organizar, divulgar e deixar disponíveis os manuais que serão entregues gratuitamente a quem quer que venha às nossas instalações.
Agora com o protocolo com o Banco Alimentar, os manuais que já não serão utilizados para mais nada por estarem estragados ou por estarem totalmente desatualizados nós transportamos até ao Banco Alimentar mais próximo para que seja vendido a peso e convertido em alimentos.
Para além deste, há também o protocolo com os CTT que pode ficar a conhecer em http://reutilizar.org/REUTILIZAR.ORG/Contacto_files/Cartaz%20-%20REUTILIZAR%20CTT%20FINAL.pdf.

Como quem arruma materiais antigos descobre sempre algo mais que já não lhe dá jeito e pode dar a outros, temos também o serviço voluntário com a Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos que recebem outro tipo de material e manuais de ensino superior, enciclopédias e outros. Esta organização pode ficar a conhecer melhor em http://alvd2010-2020.blogspot.pt/.

Com este post deixamos várias ideias para uma vida ativa na sociedade, para se sentir melhor e útil, para dar de si aos outros sem qualquer prejuízo para si. O que ganhamos com o voluntariado é muito superior ao que deixamos de perder se ficarmos parados.
Ganhamos muitos sorrisos, muitos objetivos diários, muitas causas em que acreditar, amizades extraordinárias e... Podia continuar, mas descubra por si!

Bons voluntariados!


Sem comentários:

Enviar um comentário