terça-feira, 7 de abril de 2015

Saúde mental



Dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde

É hoje que se comemora um dia dedicado à saúde.
Embora este ano os governantes tenham decidido que se destacariam as doenças transmitidas por vetores, por exemplo, doenças como a malária através de picadas de mosquitos, aqui apenas destaco o tema da saúde mental, pois está diretamente ligada à educação e aos processos de ensino-aprendizagem.
Para saber mais sobre o que a Organização Mundial de Saúde dinamiza e debate neste dia ligado às doenças a destacar este ano, visite o site da Direção-Geral da Saúde clicando aqui.

Por cá, falaremos da saúde mental, pois este dia é também o primeiro dia do último período do ano letivo 2014/2015.
Hoje, milhares de alunos e professores regressam às salas de aula onde, durante pouco mais de 2 meses, darão o tudo por tudo para finalizar o ano escolar da melhor forma.

Os professores, porque tentam criar momentos de avaliação justos e adequados a todos os alunos, tendo alguns até a preocupação massacrante para si próprios de deixar cada aluno preparado para os exames e/ou para o ano letivo seguinte.

Os alunos, porque tentam recuperar as classificações menos boas dos períodos anteriores, esperam manter as excelentes notas conseguidas até agora ou anseiam atingir melhores resultados para subir médias finais.

Mas, o mais estimulante e preocupante ainda está para vir: os exames de final de ciclo.
Acontecem para quem frequenta os 4º, 6º, 9º e secundário.

Crianças desde os 9 anos até jovens adultos, são todos colocados da mesma forma para serem avaliados: numa sala de aula com pouco mais de 1 hora para provarem por escrito aquilo que aprenderam durante o respetivo ciclo que frequentam.

Em quê que isto está relacionado com a saúde mental?
Em tudo!

A saúde mental agradece que as crises de ansiedade, nervosismo, horas a mais debruçados sobre uma mesa, sejam colocados de parte e substituídos por estratégias de estudo e formas de estar mais saudáveis, sem nunca descurar a dedicação aos estudos e o consequente sucesso nos exames.

A pensar nesta fase, o Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/), criou o serviço de apoio psicopedagógico com um psicólogo preparado para acompanhar cada caso durante esta época, para os encaminhar e dar ferramentas para o sucesso académico e pessoal.

Na nossa página, https://espacocrescer2012.wordpress.com/inscricoes/apoio-psicologico/, fica a conhecer as linhas gerais do serviço, mas neste último período letivo, a intervenção passa mais pelo diagnóstico e acompanhamento de cada aluno tendo por base o seu percurso escolar realizado até agora e os objetivos que pretende alcançar.

As sessões são orientadas para:
- o controlo da ansiedade
- saber lidar com medos e receios que prejudicam o estudo e os momentos de avaliação
- a gestão do stress, tornando-o positivo
- técnicas de relaxamento e concentração

Estes quatro aspetos prejudicam muito a saúde mental e a própria saúde física, se deixarmos arrastar o problema a médio longo prazo.
Dores de cabeça. pressão no pescoço, visão turva...
Há um sem fim de sinais aos quais devemos estar atentos pois não são apenas derivados do cansaço mas sim da má gestão mental desta fase do ano.

Isto aplica-se aos alunos e mas aos professores também.
São eles que são os atores principais nesta fase, pois têm que:
- para além de acompanhar os seus alunos, entre 20 a 30 por cada turma
- preparar os testes, corrigir e classificar desempenhos individuais e de grupo
- ter em conta o seu próprio desempenho
- alguns já se candidatam para o próximo ano sem saber se terão trabalho ou não
- gerir a sua vida familiar pois também eles são pais de alunos
- e... 

Podia continuar, mas prefiro ficar por aqui e deixar a sugestão a cada um deles de pararem para pensar sobre o seu esforço físico e psicológico.

Será que está a ser produtivo e é esse o melhor caminho?

No Espaço Crescer temos o espaço e o tempo para isso:

PARAR PARA PENSAR NA MELHOR ESTRATÉGIA

Boas paragens!

Sem comentários:

Enviar um comentário