sexta-feira, 26 de junho de 2015

Uma aldeia em festa



Com as férias escolares de verão 2015 no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/), retomamos as atividades de escrita criativa.
Desta vez foi proposto a cada participante escolher um dos pequenos fantoches de dedo e criar um personagem para incluir na história que começa assim:

Era uma vez uma aldeia que estava em festa e começou a receber visitantes de todo o mundo.

Como a imaginação é livre, cada um criou a sua história, dando origem aos seguintes textos:

Era uma vez uma menina chamada Margarida, que era muito feliz.
Ela ouviu comentar que ia haver uma festa. Então, fez as malas e partiu da China até à aldeia.
Quando chegou lá viu muitas pessoas.
Depois, quando regressou a casa, a família veio logo ter com ela a perguntar como é que tinha corrido a festa. Ela respondeu:
- Adorei a festa porque conheci amigos novos!
Escrito por uma menina de 11 anos


Era uma vez um rapaz chamado Filipe que ouviu dizer que iria haver uma festa numa aldeia vizinha.
Ele teve de passar por um imenso deserto para chegar a essa festa, e quando chegou viu que se encontravam lá pessoas de todo o mundo.
Lá ele encontrou várias pessoas diferentes e num canto viu um pequeno grupo a tentar entrar pela janela numa casa. Ele foi a uma esquadra da polícia e foi falar do que viu à capitã. Ninguém acreditou, por isso ele foi investigar.
À beira da janela encontrou lixo e viu que no lixo, debaixo dos sacos, estava uma imensa fortuna e foi outra vez para a esquadra. Desta vez começaram a investigar também.
No dia seguinte ele levantou-se cedo, mais cedo do que o habitual, e foi ao mercado. O espanto dele foi ver tudo saqueado, mas depois apercebeu-se que era o mercado antigo e apercebeu-se que tinha lá pedras com diferentes números: 2, 0, 1, 5. À noite, numa corrente de luz, ele encontrou um cadeado de números, meteu os números mas não deu. Partiu o cadeado e entrou vendo que tinha vários números: 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, ... Viu 2015 e abriu. Viu que era o último golpe, o banco. Levou a polícia lá. Os ladrões não conseguiram.
Depois deram ao Filipe uma medalha de mérito.
Escrito por um menino de 11 anos


Era uma vez uma menina chamada Isa.
Ela tinha mudado de país pois os seus pais tinham-se separado. O seu sonho era ser uma grande bailarina, só que a sua mãe não queria que ela fosse famosa. Ela é de Espanha e mudou-se para Portugal.
O seu pai, que estava no seu país, a Espanha, dizia-lhe para seguir os seus próprios sonhos e lutar por eles. A Isa queria mostrar a Portugal (no espetáculo de Ballet) o que valia, mas a sua mãe (Dona Elisabete) não a deixava.
Um dia, a Isa fartou-se e foi às escondidas para o espetáculo. Quando ela acabou a sua hora de atuar, toda a gente aplaudiu e deu-lhe milhares de rosas e papoilas, pedindo-lhe milhões de autógrafos. No dia seguinte ela apareceu nas revistas e as pessoas ficaram maravilhadas de uma criança de 7 anos conseguir fazer aqueles truques incríveis.
A mãe, quando a viu aparecer na televisão, meteu-a de castigo, trancada no quarto sem poder sair durante a sua vida inteira. Todos ficaram tristes por não poder tornar a vê-la.
O seu pai, quando soube disso, foi a Portugal reclamar à GNR libertando-a.
A mãe foi presa e por muito boas razões.
Agora a Isa é uma grande bailarina, a lutar pelos seus sonhos!!
E vocês, têm algum sonho? Se sim, lutem por eles!
Escrito por uma menina de 9 anos


Ela chamava-se Eva.
A Eva gostava de ajudar as pessoas, principalmente as que estavam doentes.
Um dia, cheio de sol, a Eva foi ao correio para ver o que é que estava lá dentro. Lá dentro estava uma carta a dizer:
"Venham, venham a esta aldeia, trago-vos uma surpresa fantástica!"
E então a Eva, ao ler aquilo, saltou de emoção, pegou nas suas coisas e no seu carro e foi para a festa que tinha lá todos os amigos.
Escrito por uma menina de 8 anos


Em primeiro lugar vinha um fantasma chamado Gaspar, o fantasminha. Ele tinha dito "Olá" a toda a gente porque ele era um fantasma muito gentil.
Escrito por um menino de 7 anos

Com o teatro de fantoches, cada personagem foi apresentada.

Boas escritas!

Sem comentários:

Enviar um comentário