quinta-feira, 9 de julho de 2015

Vamos pôr Portugal a reclamar!


O Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer, https://espacocrescer2012.wordpress.com/, como Banco de Manuais escolares, tem verificado que as pessoas não têm vindo à procura de um manual mas sim de um ISBN.
Sim, sabemos que cada livro tem este número de registo, mas isso não invalida que livros de anos anteriores, com conteúdos idênticos, para não referir iguais em alguns casos, não sejam tão utilizáveis como os do ISBN tão procurados.
A frustração é grande quando folheamos um livro que tem o título, editora e autores iguais ao que está na lista de procurados, mas tem ISBN diferente, e verificamos que todo o seu conteúdo é igual quando comparado com um manual novo.
Poucas são as pessoas que arriscam levar com o código diferente para não correr o risco de ter falta de material, após a ameaça dos professores.
Alguns arriscam e voltam pois tiveram que acabar por comprar novo.
Outros arriscam e não voltam, insistindo no seu ponto de vista de que basta o conteúdo igual e fazem todo o ano letivo com sucesso e a poupar.
A denúncia que fazemos é de falta de bom senso de alguns profissionais da educação. Sabemos que não é fácil gerir toda a turma, principalmente se as páginas não coincidem, mas com um pouco de paciência e estratégia adequada é possível pois se uns conseguem os outros também conseguirão.
O aspeto das páginas diferirem leva-nos a outra denúncia, às editoras, pois conseguem colocar toda a informação noutro manual mas com páginas que não coincidam com as da versão anterior.
Estamos a ser vistos como pouco inteligentes ou menos inteligentes que a editora? Esperamos que não, pois todos sabemos ler e percebemos se o manual é válido ou não. O que as editoras ganham com isso é apenas mais dinheiro e um grande sentimento de revolta contra as mesmas.

Esperamos que a situação seja revista e que a nossa voz conjunta nos leve a um caminho de país desenvolvido e não de terceiro mundo como parece que somos vistos.

Esta foi a nossa denúncia.
E a sua?
Envie para reclamar@reutilizar.org.

Boas reclamações e denúncias!


Sem comentários:

Enviar um comentário