quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Escrita Criativa - Não...


- Oh Sónia, eu quero escrever um poema e não sei....

Não é um nome
De um menino
Que é muito pequenino
E que é amigo de uma mão.
Escrito por um menino de 10 anos

Não haver pessoas que morrem(adoecem.
Não haver tristeza.
Não, a palavra indesejada pelo mundo.
Não haver exames na escola.
Não ao racismo.
Não ao bullying.
Não ao abandono dos seres vivos.
Não ao aborto.
Não haver palavrões (palavras "más").
Não haver dias muito chuvosos, dias com relâmpagos, trovões.
Não haver preconceito com os seres vivos.
Não à violência doméstica.
Não haver guerra.
Não haver pessoas que pensam que os outros são diferentes só por terem menos dinheiro ou mais.
Não haver tráficos de drogas.
Não, não ao abuso sexual.
Não à poluição do ar.
Não ao abandono escolar.
Não ao abandono de crianças.
Não haver pessoas desempregadas.
Não haver a palavra não.
Não, a palavra NÃO é constituída pela letra N de natureza, de seguida A de amor e por último O de orgulho.
Não à destruição de florestas.
Não haver fumadores.
Não haver maus tratos com as pessoas.
Escrito por uma menina de 12 anos

Não gosto do escuro.
Não gosto de laranjas.
Não gosto de bananas.
Escrito por um menino de 7 anos

Não é o nome de um menino.
Não está ali o rapazão.
Não está ali um coelho.
Não está ali a Melanie.
Não está ali a Luana.
Não está ali a zebra.
Não está ali um burro.
Não está ali um cavalo.
Não está ali uma cadeira.
Não está ali uma galinha.
Não está ali um gato.
Não está ali um corrimão.
Não está ali uma capa.
Não está ali a Sónia.
Não está ali a Sara.
Não está ali a Melanie.
Não está ali a caixa.
Não está ali o saco.
Não está alçi a revista.
Não está ali o balde.
Não está ali o chapéu.
Não está ali o Porto.
Não está ali a ventoinha.
Não está ali a árvore.
Não está ali a pedra.
Não está ali o Porto.
Não está ali a Laura.
Não está ali o cortinado.
Não está ali o Porto.
Não está ali a janela.
Não está ali o telhado.
Não está ali o Rodrigo.
Não está ali o quadro.
Não está ali o livro.
Não está ali o carrossel.
Não está ali o brinquedo.
Não está ali o computador.
Não está ali as escadas.
Não está ali a louça.
Não está ali a risca.
Escrito por uma menina de 7 anos

Não sei, filho...
Não sabes, mãe?
Não porque...
Não dizes, mãe?
Não dizes porquê?
Não quero.
Não, porquê?
Não digo.
Não dizes?
Não.
Escrito por uma menina de 8 anos

Não gosto da Ana.
Não gosto que o meu cão faça chichi na cama.
Não tenho fraldas.
Não gosto do Não.
Não gosto de peixe.
Não gosto de leite.
Não gosto de flores.
Não gosto de castanhas.
Não gosto de lama.
Não gosto de queijo.
Não gosto de mel.
Não gosto de águias.
Não gosto de cobras.
Não gosto de leões.
Não gosto da escola.
Não gosto de iogurtes.
Não gosto de cestos.
Não gosto da minha tia.
Não gosto de óculos.
Não gosto de tintas.
Escrito por um menino de 10 anos

Não há donuts na loja nem no supermercado.
Não quer dizer não.
Não, nananão, não, nananão, não faz o mundo girar.
Não gosto de escadas.
Escrito por um menino de 6 anos

Não é o nome do menino...
Não se bate nos meninos...
Não se grita para as pessoas...
Não se faz mal às pessoas...
Não se é mau para os amigos...
Não se fala quando uma pessoa está a falar...
Não se brinca com coisas perigosas...
Escrito por um menino de 7 anos

Não posso ter uma boneca.
Não gosto de cães.
Não tenho amigos suficientes.
Não tenho medo do meu Nooky.
Não gosto de água a escaldar.
Não gosto de bacalhau com broa.
Não tenho medo do escuro.
Não gosto de me afundar.
Não gosto de pessoas feias.
Não gosto de águias.
Não gosto de aranhas.
Não gosto de lesmas.
Não gosto de centopeias.
Não gosto de coisas eletrónicas.
Não gosto de narigudos.
Não gosto de brincos túnel.
Escrito por uma menina de 8 anos

Não, a palavra que nos chateia.
Não, a palavra que ninguém gosta de ouvir.
Não, a palavra negativa triste.
Não, a palavra que nos dá que pensar.
Não, a palavra que nos desilude.
Não, a palavra que nos faz isolar devido às suas consequências.
Não a tudo o que nos faz mal.
Escrito por uma menina de 12 anos

Não gosto de pessoas chatas.
Não gosto de esperar.
Não gosto que me chateiem.
Não gosto de ver futebol.
Não quero morrer.
Não gosto de aranhas nem de bichos.
Não gosto que me irritem.
Escrito por uma menina de 9 anos

Não gastar dinheiro.
Não abrir a porta quando os meninos estão na casa de banho.
Não gosto que os meus amigos me batam.
Não se compram coisas caras.
Não gosto de vomitar.
Não gosto que os meus amigos me aleijem.
Não gosto que tenham ciúmes de mim.
Não gosto de ter um amigo mau.
Não gosto que a minha mãe tenha um bebé porque depois ele chora e não consegue parar de chorar, só consegue quando estiver a dormir.
Escrito por um menino de 6 anos.

Estes textos foram o produto da atividade de Escrita Criativa nas férias escolares de verão 2016 no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário