terça-feira, 28 de novembro de 2017

Universidade Sénior


Mês de dezembro à porta, dias cinzentos, dias curtos, noites longas...
Já pensaram o que fazem os mais velhos, aqueles que estão noite após noite sozinhos em casa?

Há alguns anos surgiu o conceito de "envelhecimento ativo", e que bela ideia!

Em Esmoriz, como em várias localidades, há o que se chama de "Universidade Sénior" (Facebook).

Para quê estudar quando já se é "Sénior" e já se tem a escola da vida, toda uma experiência profissional e não se pretende voltar a ser empregado e desempenhar uma profissão?

Segundo a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), "Os principais objectivos da RUTIS são z promoção do envelhecimento activo e a valorização  das Universidades Seniores (...) sendo estas “a resposta social, que visa criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos. As actividades educativas serão em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida”."

Não será apenas isto, penso eu. Esta é uma forma bastante simplificada de valorizar estas iniciativas.
São várias as disciplinas que são dinamizadas em contexto de aula: música, desporto, pintura, línguas, cultura geral, ...
Tal como em todas as idades, este tipo de atividades, ou melhor, qualquer tipo de atividade de aprendizagem, deixa o cérebro mais apto e pronto a reagir a tudo e todos.
A própria moral e bem-estar é o espelho do que uma vida ativa fazem a qualquer pessoa.

Já não estamos isolados, cada um na sua terra, na sua aldeia.
Estamos todos ligados, em rede, independentemente do local, género ou idade.

A educação e formação é para todos e de todos. 

O objetivo de aprender deixou de ser apenas para desempenhar uma profissão específica, passando a ser para levar um dia a dia mais eficaz e de melhor qualidade, quer seja por enriquecimento cultural e de lazer, quer seja por realização pessoal.

Sabem o prazer que dá ouvir "Sempre quis aprender isto. Chegou agora o dia!"?

Assim, pessoas que trabalharam imenso toda uma vida sem deixar tempo para si, têm agora oportunidade de viver melhor e dar o seu melhor ao mundo, sem ficarem encostados à plateia apenas a assistir à vida, mas sim participando ativamente.

Boas velhices!

Sem comentários:

Enviar um comentário