domingo, 20 de maio de 2018

Puzzle tradicional


Puzzle com paisagem natural de 500 peças construído pelos alunos do Espaço Crescer de Arada ao longo de 2 meses



Puzzle sobre desporto de 500 peças construído pelos alunos do Espaço Crescer de Arada ao longo de 3 semanas

Construção do 1º puzzle em cooperação entre todos os alunos, colaboradores e pais do Espaço Crescer de Arada

Construção de um puzzle sobre uma paisagem natural de 1000 peças no Espaço Crescer de Ovar

O primeiro desafio lançado pelo mundo dos puzzles foram 3 puzzles tradicionais. Dois de 500 peças e um de 1000 peças.
Inicialmente todos foram espontaneamente cativados para ajudar a deixar os puzzles completos.
Ao longo dos dias, o interesse apenas ficou para quem continuou com a persistência e paciência que se deve ter para a dificuldade crescente da construção de um puzzle.
Recolhidas as opiniões sobre este tipo de puzzle, temos:
"Fazer puzzles é divertido."
"Faz crescer, é bom e é fixe."
"Os puzzles são jogos divertidos."
"Jogar puzzles faz crescer."
"Fazer puzzles é divertido até quando estamos mal dispostos."
"O que me traz de menos bom fazer puzzles é ser cansativo."
"Acho que fazer puzzles exige muita concentração, e quando não encontramos a peça que queremos irrita. Mas acho que fazer puzzles é bom para o nosso cérebro e ajuda-nos a desenvolver mais a paciência."
"Precisa-se de muita concentração e paciência para fazer puzzles."
"Os puzzles são para brincar e jogar. É muito fixe."

Tendo em conta que os autores de algumas destas frases são menores de 10 anos, e observando os participantes da construção do puzzle diariamente, posso afirmar que, neste caso, os puzzles são demasiado complexos, quer em número de peças quer no tipo de imagem, para que os mais novos continuem cativados até ao final da tarefa.
O que aconteceu ao longo do tempo foi um menor número de crianças de 1º ciclo a participar e a maior dedicação dos alunos de 3º ciclo. Os alunos de 2º ciclo e adultos apenas colaboraram quando tinham mesmo um tempo livre, de espera por algum motivo.

Mas todos, ao realizarem a tarefa, conseguiram estar:
- atentos ao que realizavam
- concentrados no objetivo final
- com intenção de resolver o problema de peças mais dificeis
- em convívio e colaboração com outros que ajudaram a construir
- expectantes com o resultado final

Por acaso, num dos puzzles ficaram a faltar duas peças. Não foi crítico, pois a imagem estava praticamente completa e a missão foi dada por terminada.

Bons puzzles!



Sem comentários:

Enviar um comentário