sexta-feira, 21 de junho de 2019

Último dia de aulas

férias escolares

Hoje é o último dia aulas, ou de escola, para os mais novos, pré-escolar e 1º ciclo.
Chegou mais uma oportunidade para fazer piqueniques, dar passeios, brincar muito, sem estar preocupado com os horários de aulas e com os trabalhos de casa.
Esta pausa faz bem a qualquer um, principalmente às crianças que precisam de espaço mental para desenvolver a sua identidade, a sua própria maneira de pensar e o seu SER.
Se não tivessem esse tempo, seriam apenas pessoas formatadas sem qualquer espírito de iniciativa e resolução de problemas do quotidiano.

O desafio agora é para os pais:

Como ocupar todo este tempo não letivo?

O que eu sugiro são umas férias bem passadas em boa companhia.
Quer seja em família, com amigos ou um novo sítio e novos amigos.
O que interessa é perceber que o último dia de aulas simboliza para os mais novos, pré-escolar e 1º ciclo, uma quebra na sua rotina tão apreciada e querida, que os ajuda a perceber regras e objetivos a cumprir.
O erro maior das férias é pensar que esta pausa para descanso é também uma pausa de regras e objetivos...
Isso é uma escolha que traz consequências de maior para o próximo ano letivo e não traz descanso.

Mas, eles deviam poder dormir até às horas que querem nas férias.

Sim, deviam. Aproveitar para colocar o sono em dia é uma boa decisão. Mas tal não implica que possam ficar acordados até às 2h da manhã e depois compensam.
O ditado de deitar cedo e cedo erguer não perde validade por serem férias.
Há até quem aproveite as férias para se deitar mais cedo e acordar mais cedo para fazer viagens, passeios, desportos e outras atividades que noutra altura não conseguem.

Estudar nas férias? Coitadinhos, precisam descansar.

Sim, precisam descansar, mas descobrir faz parte da natureza das crianças e nas férias podem-se proporcionar momentos de aprendizagem tão bons ou melhores do que noutras alturas. Mesmo que nos horários dos programas de férias apareça "Estudar nas férias", não devemos confundir "Estudar" com tortura, pois não estaremos a passar a mensagem correta aos mais novos. Estudar aqui é gostar de saber e descobrir, aprender.

E mais havia a dizer mas fico por aqui pois o último dia de aulas é isso mesmo: parar e virar a folha para um próximo capítulo de novas descobertas.

Boas descobertas!


Sem comentários:

Enviar um comentário