terça-feira, 29 de junho de 2010

Novo visual - Criar ambientes virtuais inclusivos

Depois de 3 meses, alterei o visual do blogue.

Não, não me fartei dos círculos às cores... Apenas geravam mais confusão na leitura, principalmente para quem já tem dificuldades em condições ditas "normais".

Aceitei a proposta feita durante o Curso de Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais, e estou a tentar tornar este espaço mais acessível a todos.

A primeira tarefa a fazer, visto que o espaço já estava criado, foi testar a sua acessibilidade.

Isso foi possivel através do validador http://www.acesso.umic.pt/webax/examinator.php.

Há muitos outros disponiveis, basta procurar através de um motor de busca.
Qualquer pessoa pode utilizar e verificar que erros são detectados no seu espaço.

Depois, vem a tarefa mais difícil, que é corrigir os erros...

Para quem percebe realmente de informática e toda a linguagem utilizada neste ambiente, torna-se mais fácil. A minha grande dificuldade resume-se ao facto de não saber o significado de certos termos técnicos e ao conhecimento do software disponivel.

Uma das soluções mais simples é colocarmo-nos do lado de quem tem o acesso dificultado e verificar quais as suas necessidades. Para isso é preciso conhecer um pouco as limitações dessas pessoas, aspecto este que abordámos no curso e que facilitou imenso este trabalho.

É um grande desafio que abracei com carinho. Mas admito que não terminará tão cedo, até porque, cada vez que colocar uma novidade no blogue, terei que validar e corrigir possiveis erros (se já os souber corrigir).

Esta é a minha reflexão sobre este trabalho enriquecedor. Para mim funcionou como um "abrir de olhos" e para perceber que as ajudas que podemos dar não são apenas visiveis. Há muito trabalho por trás.

Agradeço esta oportunidade de partilhar esta experiência e lanço este desafio aqueles que têm espaços virtuais !

Sem comentários:

Enviar um comentário