sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A importância da data

Com a dificuldade destes alunos em escrever a data, apercebi-me da sua importância e das áreas que abrange.
Criámos a rotina de, logo após entrar na sala e fazer a chamada, actualizar a data que colocámos na parte superior do quadro.
Cada dia que passa tenho mais alunos a lembrar-me disso. Hoje, por exemplo, esqueci-me por completo, iniciando uma tarefa. Fui de imediato interrompida por vários que me perguntaram se não iriamos actualizar a data.
Assim, este momento de cerca de 5 minutos diários, os alunos ajudam-me a actualizar a data e escrevem no seu caderno diário a caneta (material de extrema importância e responsabilidade para a 2ª classe) marcando o início de um novo dia.
Nestes 5 minutos todos os alunos escrevem, contam, lêem e memorizam a data. Isto não seria importante se todos soubessemos e conseguissemos fazer tudo isto...
Estou a falar de alguns alunos com mais de 8 anos que não sabem a sua própria data de nascimento e respetiva idade pois os pais, se existirem, não estão presentes...

1 comentário:

  1. Já quase no final da segunda semana de aulas, ainda há alunos que não conseguem escrever o mês corretamente.
    Os motivos são vários, desde a pressa de acabar para mostrar que sabe, o desconhecimento das letras (sim, ainda...), distração...
    Para além da importância que referi acima, acrescento a apresentação e organização do caderno.
    A maioria dos cadernos está escrito de forma desordenada, "saltando" folhas, escrevendo do fim para o início.
    Ao escrever a data depois da última coisa que escreveram no dia anterior, ensinamos a sequência que o caderno deve apresentar.
    É evidente a diferença entre as primeiras páginas utilizadas e as actuais.
    Ao verem uma página já utilizada que não de veria estar, pois vão encontrando à medida que avançam no caderno, alguns baixam a cabeça como que por vergonha de terem errado ao escrever desordenadamente.

    ResponderEliminar