domingo, 9 de setembro de 2012

Apelo aos novos caloiros!

"Movimento pela reutilização dos livros escolares - Apelo aos novos caloiros

Hoje sábado às 24h00 estarão disponíveis na internet os resultados das candidaturas à Universidade.

É uma boa prática dos alunos do ensino secundário conservarem os livros das disciplinas com exame obrigatório do 10º 11º e 12º anos de escolaridade até confirmarem o seu ingresso no ensino superior.

Consequência desse facto estes são também os livros mais difíceis de encontrar nos 106 bancos de recolha de livros escolares em todo o País!
É também frequente que uma vez na Universidade estes alunos se esqueçam que os livros de que já não precisam poderão ser muito úteis aos alunos que agora se encontram nesses níveis de ensino.

Assim, o Movimento pela reutilização dos livros escolares lança hoje um apelo Nacional dirigido aos caloiros para que partilhem os seus livros em qualquer um dos bancos de recolha de livros escolares.


Apelamos à especial colaboração dos meios de comunicação social para divulgar este apelo.

Os alunos que os vão receber agradecem antecipadamente!


-- 

Cumprimentos,
Henrique Trigueiros Cunha
_______________________________________________________________

O Movimento pela reutilização dos livros escolares somos todos nós!

Pela Reutilização UNIVERSAL dos Livros escolares em Portugal!

https://sites.google.com/site/reutilizarorg/comunicado
http://reutilizar.org
https://www.facebook.com/Movimentopelareutilizacaodoslivrosescolares"

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Muito obrigado pela boa divulgação deste nosso apelo.

    O movimento somos todos nós!

    Henrique Trigueiros Cunha

    ResponderEliminar
  2. Olá, acabei de conhecer o seu blog e é sem duvida muito interessante e importante para mim...gostaria de lhe colocar uma questão: será que é possivel encontrar livros universitários no (Movimento pela reutilização dos livros escolares) ou em segunda mão? a minha filha vai para o curso de Biologia Marinha e Biotecnologia em Peniche. Agradeço a partilha de informação, pois para mim como mãe que pouco sabe destas andanças toda a imformação é preciosa...fico a aguardar resposta...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Fico contente por ter visto o apelo :). Infelizmente no nosso banco não temos esses manuais disponíveis. No entanto, irei reencaminhar a sua mensagem para o facebook do Movimento e logo veremos o que os outros bancos têm a dizer. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Transcrevo a resposta do responsável pelo banco (dada no facebook): "os nossos bancos permitem a partilha de livros do ensino básico e secundário. Aconselho a entregar os livros universitários de que não precisa na biblioteca da própria Universidade." Como tal, este movimento não tem manuais de ensino superior, devendo, talvez, contactar a biblioteca das universidades ou até antigos alunos dessas disciplinas. Espero ter ajudado!

      Eliminar
  3. Não tem que agraceder, pois todos ficamos a ganhar com esta mudança de mentalidade.
    Mesmo que seja muito lentamente, já vai dando frutos!
    Pelo menos fazemos por isso...
    Boas trocas!

    ResponderEliminar