sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Banco de manuais escolares


Será que todos ouvimos e vemos as mesmas notícias?
Aquelas que uns dias valorizam a grande iniciativa que é o Banco de Manuais Escolares, uma rede já a nível nacional que conta com mais de uma centena de bancos?
Há também as que anunciam que, nesta fase em que já iniciaram os testes na maioria das escolas, afinal muitos dos manuais não estão de acordo com os vendidos este ano pelas editoras, mudando apenas as páginas e a disposição da informação e não os conteúdos.

Deixa-nos a pensar...

Afinal não trabalhamos todos para o mesmo bem comum da sociedade...

Isto é quase como remar contra a maré!

A ideia do banco de manuais é dar um pouco de folga às finanças das famílias e nunca ser exclusivamente a única "fonte" de manuais escolares.
Quem assim o entende, continuará a comprar manuais novos, nunca deixando a editora na "rua da amargura" no que toca a vendas.
Parece aqui que há um movimento de reutilização de manuais e um movimento de inovação de manuais, sendo este último pouco pertinente sabendo que os conteúdos da maioria são os mesmos e os manuais devem ficar em vigor um número mínimo de anos.

O Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, é o banco n.º 96 da rede de reutilização de manuais escolares.
Indo contra as notícias de última hora, de que muitos dos manuais reutilizados afinal não são adequados, vimos aqui deixar a lista de livros actualizada à data de 24 de Outubro de 2013.

Nas nossas prateleiras temos não só manuais escolares como também livros de preparação para exames, deixados por alguém que os comprou, utilizou e agora deixa para que outros os utilizem também.
Não será um qualquer livro feito única e exclusivamente para ser utilizado?
Quando a necessidade de utilização por uma pessoa passa devemos encostá-lo numa prateleira para ganhar pó, colocá-lo numa caixa fechadinho na cave, garagem ou sótão?
A opção das pessoas que aqui deixaram os livros parece-me um melhor destino para estes livros, ainda mais sabendo que alguém vai tirar proveito deles, ajudando no sucesso académico (pretendido pelo governo) e ajudando nas carteiras de diversas famílias.

Boas partilhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário