sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Concurso Dos 0 aos 100


No dia 10 de novembro deste ano, começou uma nova era no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, http://espacocrescer2012.wordpress.com/.
Demos início ao Concurso Dos 0 aos 100, que consiste em propor um problema semanal a todos os alunos do 1º ano ao 9º ano de escolaridade.
Todas as sextas-feiras devem entregar o problema da semana e nessa mesma sexta-feira recebem o problema da semana seguinte para resolver até à próxima sexta-feira.
Há um quadro de registo com os vencedores da semana e no final do mês há o grande vencedor do mês que será quem vencer mais vezes nesse mesmo mês.
Há lugar para mais do que um vencedor, pois o que conta são as melhores estratégias encontradas e a solução certa.
A adesão foi boa! O receio de errar dos mais pequenos é notório. A falta de prática em resolução de problemas dos mais velhos também se destaca, pois são os que apresentam estratégias menos elaboradas.
Temos um participante que não frequenta a escola, o Caracol, Transportes Personalizados, https://pt-br.facebook.com/caracoltransporte, pois os alunos que vêm para o Espaço Crescer utilizando esta via, conversam sobre isso no caminho e assim o desafio é mais um motivo de boa conversa!

O primeiro problema foi:

Problema do caracol

Um caracol deparou-se com um obstáculo inesperado quando procurava um novo local para se alimentar.
O obstáculo consistia num muro com 10 metros de altura.
Para ultrapassar o muro, o caracol subiu todo o dia e descansou durante a noite. De manhã, verificou que, apesar de na véspera ter subido dois metros, durante a noite, ao descansar, escorregara um metro.
Não desanimou e reiniciou a subida, tendo-lhe acontecido exatamente o mesmo que no dia anterior.
Ao fim de quantos dias o caracol ultrapassou o muro?

Nesta semana participaram: 1 aluna do 2º ano, 1 aluna do 3º ano, 4 alunos do 4º ano, 2 alunos do 5º ano, 3 alunos do 6º ano, 1 aluno do 7º ano, 2 alunos do 9º ano e o Caracol.

Subiram ao pódio 3 vencedores, sendo uma das resoluções a que está em cima, e as outras duas:


Para além destas resoluções, foram apresentadas mais 3 possíveis formas:







Os problemas têm dado que falar e que pensar e era mesmo essa a intenção!

Bons problemas!



Sem comentários:

Enviar um comentário