quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O valor da formação


Numa época em que muito há a fazer diariamente a nível profissional, pelas exigência do trabalho em si, pela concorrência existente, pelo espírito cada vez mais crítico de quem procura serviços ou produtos, independentemente da área, importa manter uma atualização constante e permanente de enriquecimento pessoal e profissional.
Por vezes passamos ao lado de pormenores importantes que facilitariam em muito o nosso dia a dia e que, por falta de tempo e disponibilidade mental, não damos conta que existem ferramentas disponíveis prontas para nos ajudar.
As ferramentas que aqui pretendo realçar são do domínio cognitivo, ou seja, a aquisição de conhecimentos como melhoria dos recursos para fazer face a tudo o que nos é proposto e exigido.
No Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer, https://espacocrescer2012.wordpress.com/, damos importância a todos os aspetos que possam melhorar o dia a dia académico e profissional do nosso público-alvo, a população em geral.
A última experiência foi o workshop de Técnica Vocal para Docentes e Educadores, https://espacocrescer2012.files.wordpress.com/2015/01/tecnica_vocal.pdf, que decorreu no Colégio INED no Porto.
Um dos nossos formadores, Terapeuta da Fala, com experiência e habilitado para o que desempenha, dinamizou uma tarde dedicada apenas à voz, junto dos docentes do colégio,
Desta formação surgem novas necessidades detetadas no decorrer da mesma, percebendo que parar uma tarde para falar, debater e explorar um tema tão simples, dá-nos conhecimentos (as tais ferramentas) para conseguir enfrentar melhor o dia na sala de aula, neste caso.
Recorrentemente, o valor das nossas formações é posto em causa.
"10€? Virá algum profissional que nada sabe sobre o assunto, apenas para vender a formação sem especialização ou conhecimento de maior na área."
Pois bem, poderia aqui apresentar um rol enorme de entidades europeias onde a formação de qualidade e certificada é gratuita.
Opto apenas por frisar que o valor da formação no Centro Educativo e de Formação é o valor que tem: todo.
E a quem gosta de questionar esse valor, pessoas que certamente não conseguirão ler este artigo até ao fim porque não têm disponibilidade para isso (física ou mental), deixo o desafio de dar um preço ao serviço que prestam.
Formação, transmissão de conhecimentos, partilha de experiências, explicações, apoio académico, ou outros serviços que não são da área do Espaço Crescer, são valiosos e não há € que traduzam esse valor.
A nossa tabela de preços tem a popularidade de ser baixa e esse facto está associado à nossa opção de tornar o acesso a estes serviços mais fácil, pois deveria ser um "bem" disponível para todos.
Esta nossa opção não invalida a escolha de profissionais qualificados, muito pelo contrário!
Se estamos a tornar um serviço mais acessível é porque acreditamos nesse serviço. 

Se virmos a educação apenas como um negócio, o negócio da educação nunca será genuíno e nunca será duradouro com bons frutos e de longo prazo, principalmente para quem acredita numa Aprendizagem ao Longo da Vida.

Boas formações!

Sem comentários:

Enviar um comentário