domingo, 3 de fevereiro de 2019

Falar de tudo e de nada


"Porque é que o Tomás já não tem cabelo?"

"Porque tem uma doença grave. O Tomás está a fazer tratamentos de quimioterapia. Quer dizer que toma medicamentos fortes que destroem as células doentes do seu corpo. Esses medicamentos são tão fortes que provocam muitas vezes a queda do cabelo e dos pelos."

Que conversa desagradável... E num jogo para crianças dos 4 aos 7 anos?
Quem teve esta ideia?

Hum...
Parece-me a mim que os adultos se sentem mais desconfortáveis a falar sobre certos assuntos do que as próprias crianças.

Parabéns à Edicare Editora pela coragem de traduzir para português em 2017 um jogo de perguntas e respostas que inclui vários temas como o "Corpo Humano" e nele abordar esta simples questão que acima transcrevi. (conheça mais sobre o artigo em AQUI)

Amanhã assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Seria um tema só de adultos se e só se o cancro afetasse apenas adultos em idade avançada e que houvesse tempo para explicar tudo apenas depois de sermos adultos.
Mas a realidade não é essa.

Felizmente, com todos os avanços a nível da medicina mundial, há temas que são cada vez mais fáceis de conversar pois as soluções estão cada vez mais próximas, as pessoas têm cada vez mais vontade de ajudar e a solidariedade está na moda.

Esta "Luta Contra o Cancro" passa por falar dele, explicar porque acontece, que sintomas podem ocorrer, quem poderão ser as vítimas, como podemos prevenir, que comportamentos são os desejáveis para que a taxa diminua, ...

Saiba mais sobre a campanha que começa este ano em https://www.ligacontracancro.pt/dmc.
Participe de forma fácil! Vá ao site e faça download de todos os materiais de forma gratuita e prontos a utilizar em empresas, salas de aula, redes sociais...

Eu já estou a fazer algo, apenas escrevendo este artigo.

Poderemos fazer mais? Sim. Cada um à sua medida, sem medos nem preconceitos.



Boas forças para isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário