quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Escola com emoção


Quando falamos de escola falamos de ansiedade pelo início do novo ano letivo, alegria por rever os amigos e colegas de turma, nervosismo pelos novos conteúdos a aprender, felicidade por poder confiar no professor.
Isto só do lado dos alunos.
Do lado dos pais, dos professores e educadores, dos auxiliares e todos os agentes educativos envolvidos, temos uma infinidade de sentimentos e emoções que são diários, que se alteram ao longo do ano letivo, conforme o que nos acontece em casa, na escola e até na rua.
Tal como o artigo de opinião de 1 de setembro do Público entitulado de As emoções também vão à escola!..., há formas bastante eficazes de trabalharmos com essas emoções tal como trabalhamos a matemática, as ciências, as línguas e outras disciplinas.

Esquisitices do mundo atual...

Ensinar emoções não é só isto... Aliás, Ensinar o saber estar, fazer e ser faz parte dos conteúdos e princípios básicos da educação mundial há bastantes anos e todos os cursos superiores que formam os agentes educativos falam sobre isto.
Porque não o pomos em prática?
Porque não escolhemos a prática educativa que nos levará ao melhor caminho a médio e longo prazo?
É este o nosso objetivo, certo?

Não são esquisitices do mundo atual...

Quem estudou na área do ensino e pedagogia, já ouviu, certamente, a história do Tigre-dentes-de-sabre. A base das aprendizagens é o saber lidar com emoções e sentimentos. E refere-se a uma história real que é contada ano após ano desde a pré-história...
Nós estamos onde estamos hoje pois partimos do ensino entre gerações sobre como lidar com tudo isto.
A crise de valores de que tantos falam poderá, sendo esta apenas a minha opinião, estar relacionada com a falta de consciência de que ensinar emoções e lidar com elas como sendo reais faz parte do crescimento humano.
Dizer a uma criança que a morte não existe pode ser um erro..... E dos grandes....
Dizer a uma criança para bater em alguém que é mau e lhe bate, responder da mesma moeda, pode ser catastrófico... Com consequências para a vida....

Em Portugal, felizmente, o programa de promoções de competências socioemocionais Amigos do Ziki já está em várias escolas públicas e privadas do país.
Qualquer escola o pode aplicar, mas apenas aquelas que realmente cedem à importância de uma mudança o fazem e têm os requisitos necessários para o fazer.
Projetos começam e acabam, programas como o Amigos do Ziki aplicam-se desde uma formação aos agentes educativos, passando pelos aluns e pais, em casa e na escola, ao longo de todo o ano letivo sem que ninguém se sinta envolvido em mais um projeto mas sim como parte de um movimento de trabalho com emoções.
Mentes como "como tenho feito até agora consigo" limita a evolução para melhor que é evidente.

Boas emoções!

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