domingo, 15 de setembro de 2019

Escuteiro, em qualquer lugar ou época


Desde que nasci, via a minha irmã ir para os escuteiros.
Desde que me lembro, que recordo querer andar sempre entre os lenços coloridos mas só aceitei entrar para os escuteiros aos 8 anos, que foi a mesma idade que a minha irmã entrou.

Se a ela corre bem, vou fazer igual!

Vantagens ou desvantagens de ser irmã mais nova...

Até há poucos anos, continuei neste estilo de vida, até ter que fazer opções profissionais, pessoais e familiares que me impediam de continuar a fazer do meu tempo algo precioso para mim: o escutismo.
Trabalhei em várias cidades do país e, em todas elas conheci o respetivo agrupamento de escuteiros, participando em atividades e conhecendo os seus elementos, entrando até em dois deles, pois a força de atração é mais que muita.
Quando fui trabalhar para fora do país a primeira vez, no Kosovo, não encontrei escuteiros. Embora o Cristianismo seja a religião mais antiga deste país, a presença dos muçulmanos é bastante forte e geradora de conflitos idealistas.
Quando fui para fora a segunda vez, como professora de 1º ciclo em Lichinga, no norte interior de Moçambique, encontrei escuteiros: o Agrupamento 1100. Com o mesmo fardamento que nós, em Portugal, a mesma metodologia e método.
Alegres por conhecer alguém escuteiro que não é dali, rapidamente explicaram que também fazem atividades mas sempre por perto, a pé e com o material que têm disponível. Têm uma sede, mas a assiduidade dos escuteiros não é muita devido à saúde e à dificuldade nas deslocações. A sede, por isso, está apenas com as paredes e teto, mais nada. Tal como as escolas oficiais de Moçambique.
Mas o brilho nos olhos pelo orgulho de vestir esta farda é o mesmo.
O desejo de partilhar atividades e experiências é também o mesmo.
Aproveito este início de Ano Escuta para deixar o desafio de um intercâmbio.
A quem lá for, eles existem, apesar de escondidos, e estão ansiosos por novas experiências e descobertas para um crescimento pessoal mais enriquecido, tal como todos os escuteiros.

Mais fotografias podem ser vistas AQUI.

Bom escutismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário