terça-feira, 5 de novembro de 2019

Edufeira, que mais?

retirado de https://edufeira.cm-feira.pt/ a 5 de novembro de 2019

"inovamos para o sucesso"

É de louvar qualquer iniciativa que nos possa levar à aquisição de competências e aprendizagens para que consigamos viver melhor num mundo melhor.
O grande problema está em criar as iniciativas com esse fim tentando enquadrar num panorama que não está preparado para tal.
Por exemplo, o projeto Edufeira, da Câmara Municipal da Feira, tem tudo para ser um excelente projeto mas... Até agora o que se viu foi a distribuição de panfletos a divulgar o projeto, a criação de um site e... Mais nada.
Este projeto inclui alunos desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Refere que tem como grande objetivo a aquisição de competências para o sucesso escolar.
Mas em que medida?
Sucesso escolar por parte de quem? Dos alunos?
Por acaso pensaram nos professores e educadores? Ou nos pais e encarregados de educação?
Ou terão eles que fazer nova ginástica para encaixar mais esta iniciativa no seu programa já de si extenso?
Espero que me entendam bem, pois estou totalmente a favor deste e de outros projetos, das temáticas e dos desafios, da forma como está projetado no site e das 6 ações pensadas.
Como vejo neste projeto uma mais-valia para a comunidade educativa, entristece-me ver que está a "passar ao lado" como tantos outros...
Com os pais que temos hoje, não todos, é certo, mas a maioria, é possível fazer algo mais com cada projeto.
Estamos todos saturados de mais reuniões desprovidas de conteúdo, apenas tendo como ordem de trabalhos o mesmo de sempre e que normalmente é alterado ao longo do ano letivo.
Projetos são bem-vindos. Bons projetos ainda mais. Projetos que envolvam realmente todos aqueles que querem participar são o topo.
A sugestão que deixo é envolver não só pela distribuição de panfletos explicativos mas com chamadas à ação. Só assim há verdadeiras mudanças...
Papéis recebemos muitos...
Projetos também...
Chamadas à ação explícita nem por isso.

Bons projetos!

Sem comentários:

Enviar um comentário