quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Saúde mental, ainda tabu porquê?


Hoje, 10 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental.
Ao ver a notícia de hoje na RTP 1, fiquei a pensar se não estaremos todos a precisar de terapia para melhorar a nossa saúde mental...
Gostava mesmo de saber porque ainda teimamos em resolver os problemas sérios apenas quando estamos a bater no fundo, quando estamos do fim da linha e ainda nos dizem "Manias... Está com depressão."
Isto tudo da saúde mental não é assim tão simples quando se trata de uma doença, e podem ser imensas diferentes.
Podem ser também muitas as causas para chegarmos a certos pontos menos agradáveis da nossa vida.
Mas uma coisa é certa, se começarmos cedo a saber lidar com emoções, tal como começamos cedo a saber lidar com letras e números, o caminho é menos doloroso.
Em Portugal existe UM Programa de Saúde Mental e Emocional em meio escolar, que a Associação Escutar trouxe para Portugal há mais de 3 anos.
Pergunto-me porque é que ainda não estamos a falar sobre isso a todos os ventos?
Este programa existe em mais de 30 países do mundo, está recomendando pela Organização Mundial de Saúde e, em Portugal, conseguimos que esteja a ser aplicado já a vários Agrupamentos de Escolas e JI privado.
Os velhos do restelo dirão que no tempo deles não havia nada disto e estão hoje firmes.
Pois eu, tal como outros, sabemos que hoje temos já adolescentes que nada têm de parecido com os adolescentes de há 40 anos. Teremos que abordar isto quantas vezes?
Se a realidade do dia a dia é diferente, a forma de lidar com tudo também o deverá ser.
Pois então, o Amigos do Ziki dá formação específica a Educadoras de Infância, Professores de Ensino Especial e Famílias nesta área, com um programa pré-definido para crianças no último ano do pré-escolar ou crianças com idade mental de 5/6 anos.
Querem saber mais?
Deixo o convite para visitar o site ou página facebook e pedir informações sobre o que já se fez e sobre como aderir.

Boas saúdes!

Sem comentários:

Publicar um comentário