terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Copo vazio ou copo cheio de nada?

Ilustrado por Natacha

Há dias que parece que não temos nada: certezas, estabilidade, oportunidades, pessoas queridas, alguém que nos dê o devido valor, alguém que se importe por nós.

Outros dias há que temos a sensação que temos tudo e o mundo é nosso: todos querem saber como estamos, muitos telefonemas a pedir-nos ajuda, muitos e mails com trabalho, várias oportunidades a bater à porta.

Quando há a mudança de turno, dos dias em que parece que não temos nada para os dias em que tudo é nosso, nem sinto a transição. Apenas sinto a aceleração, a ansiedade a crescer, a energia à flor da pele.

Quando há mudança de turno novamente, dos dias em que tudo é nosso para os dias em que parece que não temos nada, sinto, muito lentamente, a vida a fugir pelas mãos, tudo o que parecia ter conquistado a fugir pelo ar como vapor a subir sabe-se lá para onde. 

Nestes dias de mudança do turno apressado para o turno lento, repenso se quero ter a sensação de copo cheio do que a seguir parece nada. 
Ou seja, poderá existir uma fórmula resolvente (como eu adoro a matemática...) para estarmos sempre bem e apenas isso?
Quando me refiro a estar bem não é estagnado, de todo!
Pelo contrário!
É ter espaço de tempo e energia suficiente para fazer o que é necessário e continuar a fazê-lo sempre, com menos pressa e urgência, com mais equilíbrio de esforço contínuo.

De que adianta estar a 1000 se depois entramos em depressão quando há fases de acalmia extrema?

Venham as depressões e outras doenças mentais afins...

O velho provérbio popular "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar." parece-me apropriado para exemplificar este pensamento.
Mais vale ter o copo quase vazio mas sempre com algo pertinente e eficaz com espaço para mais oportunidades, do que ter o copo cheio de coisas que são momentâneas e até deixam marcas de vazio e fracassos.

Boas fases!

2 comentários:

  1. Sem dúvida, pois hoje em dia tudo passa a correr e não tomamos atenção ao que está há nossa volta..😉🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando damos conta... Já era! Obrigada pelo comentário ;)

      Eliminar