segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Ambientes de Aprendizagem Inclusivos




A fim de ajudar no desenvolvimento e disseminação de diferentes projetos de educação científica e documentar as boas práticas em vários aspetos da educação STEM, a Scientix criou o observatório Scientix. Este observatório fornece pequenos artigos de síntese, centrados num ou vários temas ou iniciativas relacionadas, ou o ponto da situação de diferentes tópicos relacionados com a educação científica.

Tenho a oportunidade de partilhar convosco um documento publicado recentemente sobre Ambientes de Aprendizagem Inclusivos no ensino das STEAM, do qual sou coa-autora.

Abstract: Enquanto muitos acreditam que todos os estudantes devem ser ensinados de forma equitativa, na prática existem muitas barreiras para alcançar este objetivo, especialmente quando se trata de ambientes de aprendizagem de Ciências, Matemática, Engenharia e Tecnologia (STEM) inclusivos. Ao considerar tais ambientes STEM, a inclusão não se refere apenas à educação dos estudantes com deficiências, mas também àqueles que estão sub-representados na STEM devido à etnicidade, género ou qualquer outro fator de vulnerabilidade. A Scientix, a comunidade para a educação científica na Europa, organizou um Seminário de Rede de Tópicos de Ciência (STNS) em colaboração com os projetos SpicE - Special Education STEAM Academy1 e Far Beyond the Barriers2. No evento, 15 peritos representando vários intervenientes na educação STEM reuniram-se para discutir os desafios de apoiar ambientes de aprendizagem STEM inclusivos. Este documento de observação esboça os pontos-chave de discussão levantados durante o seminário. Os principais pontos a considerar na consecução de um ambiente de aprendizagem STEM inclusivo são: (1) criar uma estratégia personalizada para cada estudante; (2) organizar programas de formação de professores sobre como promover a inclusividade no ensino STEM; (3) eliminar barreiras, tais como a desigualdade de género ou barreiras socioeconómicas; (4) implementar políticas de apoio à inclusividade; e (5) envolver os pais e as comunidades locais.

Podem ficar a conhecer o documento na íntegra em Observatory (scientix.eu).

Boas leituras para melhores práticas!

Sem comentários:

Enviar um comentário