quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pensamento desordenado

Aos leitores deste blogue, que tanta importância têm para mim, pergunto que estratégia utilizar para ensinar uma criança que não estrutura o pensamento?
Pensa, verbaliza e gesticula várias coisas em simultâneo, não estruturando o seu pensamento e desenvolvendo um comportamento irrequieto e não coerente.
Esta criança foi transferida da 3ª classe da escola oficial para a 2ª classe da escolinha onde estou. De momento não consegue escrever qualquer caracter, nem nenhum grafismo numa linha direita, pois espalha pela página.
Fala fluentemente, mostra-se interessada, mas dispersa por vários colegas e empenha-se em tarefas criadas por si própria.
Deve haver uma forma de fazer com que a criança aprenda a organizar o seu pensamento de forma lógica!

4 comentários:

  1. Hoje dois dos alunos não cantaram o hino e insistiram na postura do "não saber".
    Qual não foi o meu espanto quando a criança que referi no post como tendo o pensamento desorganizado se voluntariou para os ajudar, mesmo não tendo pedido que alguém o fizesse.
    Então, com os 3 alunos em posição de cantar o hino, ritual matinal das escolas de Moçambique, a criança começou a cantar sozinha, com os supostos ajudados mantendo a postura anterior: calados.
    A criança, que costuma trocar tudo o que lhe dizem para fazer, ficou confusa, insistindo mais e mais até que desistiu olhando para mim com cara de "caso".
    Alguém me sugeriu por mail que realizasse uma actividade deste género, colocando a criança à prova quando esta dá ordens que os outros não cumprem.
    Hoje, sem planear, surgiu esta situação. Bastante curioso... Gostaria de conseguir entrar na cabecinha dela para perceber o que sentiu!
    Segunda-feira logo veremos como é que ela reage com as novas tarefas.

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  2. Neste final da segunda semana de aulas devo admitir que já conseguimos uma vitória.
    Hoje tive a visita da mãe da criança que descrevi, pois telefonou-me preocupada com tantos trabalhos de casa que tinha, aproveitando eu para dizer que precisava falar com ela pessoalmente.
    Qual não é a minha surpresa quando a mãe admite que a criança já está a ser acompanhada por um psicólogo e que desde que começaram as aulas já teve mais progressos do que em anos.
    Só posso dizer que foi do concivio com os outros colegas, que estão constantemente em espírito de interajuda.
    A criança já conseguiu copiar os números até 15 numa linha certa. Já conseguiu pintar dentro dos limites do desenho, evoluindo da situação de não pintar nada.
    É gratificante!

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  3. E hoje para começar bem a semana?
    A criança já conseguiu escrever as letras A e B em minúsculo e maiúsculo em várias linhas seguidas.
    :)
    Fantástico!!

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  4. Encontrei um site que poderá ter a resposta para esta criança.
    http://ddah.planetaclix.pt/index.htm
    Será Desordem por Défice de Atenção por Hiperatividade?
    Vou tentar adequar a prática pedagógica aos conselhos que o site dá, pois até são pertinente para os restantes alunos.

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