segunda-feira, 4 de março de 2013

Números à solta

Aqui fica a ideia de mais uma atividade de "Brincar com a matemática", realizada durante as férias de Carnaval no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar.
Desta vez utilizámos o jogo "Números à solta", cuja imagem da caixa se encontra em baixo.


O jogo foi testado com crianças dos 7 aos 10 anos e funcionou, pois todos ficaram envolvidos e acharam desafiante, cada um ao seu nível e tendo sempre consciência do nível dos seus colegas de jogo.
Neste jogo o objetivo é fazer sequências de números com o mínimo de 3 números cada uma, tendo em conta os pontos de cada cartão de jogo.
Nesta fase apenas nos debruçámos sobre as sequências e não sobre os pontos, pois a tarefa estava a tornar-se difícil para uma primeira vez.
As instruções estão na imagem acima, mas se pretender, contacte-me, pois terei todo o gosto em disponibilizá-las para que cada um faça o seu jogo, já que o material de jogo são apenas 100 fichas (cartões de números e jokers) numeradas de 1 a 12 e com 4 cores diferentes.
Mais um recurso simples, ao alcance de qualquer um, rico em conteúdos e raciocínios matemáticos com o nível de complexidade adaptável a qualquer idade.
Bons jogos!

Sem comentários:

Enviar um comentário