sábado, 2 de março de 2013

O poder da comunicação e troca de informação


O Banco de Manuais Escolares que pode ficar a conhecer em http://www.facebook.com/Movimentopelareutilizacaodoslivrosescolares ou http://reutilizar.org/, uma rede que nasceu de uma necessidade e que se confirma como útil e com grande alcance e pertinência, está agora em vários pontos do país e o Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, tem o privilégio de pertencer a esta organização sem fins lucrativos.
Muitos são os contactos que temos recebido no sentido de obter manuais em vigor para tornar menos penosa a conta no início do ano letivo e até durante o mesmo. Infelizmente as doações não são tantas como a procura.
Mas há poucas semanas recebemos um pedido diferente. Tratava-se de um professor de Língua Portuguesa que desejava encontrar o manual do 2º ano do preparatório de 1984, “Palavras Vivas”. Por acaso, aquele nome não me era estranho, pois ao abrir o Espaço Crescer catalogámos todos o livros que iriam pertencer à nossa biblioteca e lembrava-me de ver esse nome.
Contatei o interessado mal confirmei que tinha o manual que pretendia. Pertencera à minha irmã há alguns anos, quando ela andou no atual 7º ano de escolaridade.
Este interesse, só manifestado graças à grande troca de informação que temos tido com a Internet e pelo poder de comunicação das várias ferramentas disponíveis a qualquer um totalmente grátis, fez com que um livro que iria para o papelão se não fosse para uma biblioteca, fosse entregue a alguém que realmente o queria e que em troca deu uma caixa cheia de manuais mais atuais que agora estão disponíveis no banco de manuais para quem precisar.
Aqui fica a lista atualizada dos manuais que temos para quem estiver interessado em ficar com eles a custo 0€: http://espacocrescer2012.files.wordpress.com/2012/06/banco_manuais_escolares1.pdf
Boas trocas!

Sem comentários:

Enviar um comentário