segunda-feira, 17 de agosto de 2020

SMF Youth Talks

 


Os autores do nome e do cartaz que me desculpem mas não resisto em partilhar esta iniciativa fantástica e de participação ativa dos jovens.
Neste caso é em Santa Maria da Feira mas poderia ser em qualquer local de Portugal.
Basta para isso haver pessoas interessadas em fazer algo mais do que ficar à espera que algo lhes chegue ao Feed de notícias ou em qualquer local das redes sociais.
Nestes Youth Talks, conversas com gente jovem, quem pode participar são jovens entre os 16 e os 30 anos.
Servem para ouvir, falar, aprender, vivenciar, conhecer pessoas com os mesmos interesses, abrir horizontes...
Esta iniciativa já existe há algum tempo, mas penso que nesta fase, em que os jovens mais conscientes e responsáveis sabem que grandes festas e convívios são um risco, a solução para não continuar confinado é participar em momentos deste género ou desta dimensão.
Mas para que serve uma conversa falada?
Se for boa, como é o caso destes Talks, qualquer conversa serve para o nosso cérebro ficar desperto. Como um músculo que se não for treinado não funciona corretamente.
Numa conversa, em que temos realmente que ouvir o outro, a nossa concentração é treinada para o que temos que ouvir nesse momento.
Daí ser importante momentos de silêncio também. Para nos podermos ouvir a nós próprios e acertar ideias.
Como a nossa mente é curiosa, nada melhor do que lhe dar algo para explorar.
Por exemplo, um dos convidados para o Talk de 12 de setembro é um autor de um blogue que viaja pelo mundo e partilha tudo o que um viajante deve saber ou, pelo menos, ter a mínima informação. Se não podemos simplesmente pôr a mochila às costas e partir, o que há de melhor do que ouvir as histórias na primeira pessoa e assim ganhar coragem para dar o passo tão desejado?
Aos jovens de Santa Maria da Feira e arredores, é uma sorte terem esta oportunidade.
Aos jovens de outros locais, espero que criem esta mesma oportunidade. Até porque os contactos dos responsáveis estão online e, com toda a certeza, abertos a novas conversas e partilhas de experiências.

Bons Talks!

Sem comentários:

Enviar um comentário