quinta-feira, 25 de março de 2021

Ainda sobre a mulher


Podia ser uma capa encontrada no Google, mas não...
Foi mesmo um livro encontrado nas prateleiras lá de casa, numa das imensas arrumações que o confinamento me convida a fazer.
Bem que procurei por todo o livro e não encontrei o ano de edição... Apesar de saber que a minha versão impressa é a 14ª Edição.
Encontrei o ilustrador, que assinou como Caldeira.
Encontrei a editora, Editorial Lavores.
Encontrei os seus distribuidores exclusivos, Agência Peninsular, Av. da Igreja, 56 - 1-º - Dt.º, Lisboa - e, Telef. 768391.
A autora também está bem identificada, Laura Santos.
Bem como os outros títulos da coleção:
A Perfeita Dona de Casa
Escola de Noivas
Livro das Noivas
Noiva, Esposa e Mãe
Mestre Cozinheiro
A Enciclopédia da Agulha - bordados e corte
A Enciclopédia da Agulha - corte e costura
Lições de Culinária

Podia aqui referir uma série de pensamentos feministas mas não. Opto por evidenciar o caminho percorrido pelos homens até hoje e o caminho percorrido pelas mulheres também.

No meio destes títulos, já temos um "Mestre Cozinheiro". Aliás, eu cresci a ouvir dizer que os melhores cozinheiros são homens.

Enfim... Esta partilha serve mesmo para tirar daqui um pouco de humor face a tudo isto, face ao caminho percorrido desde a ideia da mulher doméstica até à mulher empresária e de altas chefias.

A minha opinião sincera é: nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

Cada um, homem ou mulher, deve fazer aquilo que o realiza realmente, sem influência de estereótipos.
Se a mulher, no ano em que estamos, quer ser doméstica, porque não?

O que acho piada é alguns temas, antigamente, serem exclusivos de mulheres e agora, este tipo de literatura é para quem quiser ler, mesmo os homens tendo ainda alguma reticência quanto a serem vistos em público com estes títulos.
Bem... Face à lavagem cerebral das mulheres para deixarem de ser donas de casa, até as mulheres têm essa mesma reticência...

Então, em que ficamos?

Valha-nos os ecologistas, os verdes e o IKEA, que nos incentivam a viver outra vez mais para a família e a pensar na casa como um local onde é possível comer e dormir tão bem como num restaurante ou hotel.
Valha-nos a formação financiada que criou módulos para se aprender a lidar com a casa (sim, para quem não está na área, acreditem que há módulos de economia doméstica, cozinha, tarefas domésticas, ...).
Mas, e aqui o meu grande mas, nada disto está relacionado com Igualdade de Género. Isto são só e apenas opções de vida pessoal, profissional e familiar.
A Igualdade de Género é MUITO mais do que isto e importa ter bem presente o que se passa em pleno século XXI. Visitem este site e percebam.

A evolução é isso mesmo: educar a sociedade conforme os princípios que naturalmente se vão desenvolvendo como corretos. 
Se não os seguirmos seremos mal educados?

Boas etiquetas!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário