domingo, 21 de março de 2021

Dia da árvore


Hoje comemora-se o Dia da Árvore.
Seria um dia dedicado à plantação de árvores e à sensibilização da população para a importância das árvores no nosso dia-a-dia.
Com elas o equilíbrio ambiental e ecológico é mantido e a qualidade de vida dos cidadãos é garantida pois as árvores adultas absorvem o dióxido de carbono, prejudicial ao ser humano.
Escuteiros, escolas, centro de atividades de tempos livres e outras instituições aproveitavam para realizar uma atividade diferente, em grupo, ao ar livre, incluindo, normalmente, a plantação de árvores.
Em vez disso, já em 2020 e agora em 2021, estamos impedidos de fazer este tipo de atividades com muitas pessoas.
Os escuteiros ainda não estão presencialmente em atividade.
As escolas mantêm a sua rotina limitada "à bolha".
Centros de atividades de tempos livres limitam-se ao mínimo e indispensável.
E outras instituições só podem esperar por dias melhores.
Mas nem por isso a árvore deixa de ter importância... O dióxido de carbono no ar poderá ter reduzido devido ao número mais reduzido de veículos a circular, mas precisamos que o equilíbrio se mantenha na mesma. 

Hoje, 21 de março, em vez de ver notícias de plantação de árvores, ouvi a notícia de 10 fogos ativos (entretanto pode ter sido atualizado).

Espero que o tão famoso dito "novo normal" não se esqueça das coisas boas que se foram conquistando ao longo da nossa história.

O Dia da Árvore é uma delas.

Aqui fica o convite:
Plante uma árvore!
Como?
O Instituto da Conservação da Natureza disponibiliza gratuitamente 50 000 árvores para plantar por todo o país. Saiba mais AQUI. Temos até dia 26 de março para aderir a esta iniciativa. Para quem tem terrenos ou conhece alguém que tenha e queira plantar árvores.

Boas plantações!

Sem comentários:

Enviar um comentário