quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Brincar com a matemática


Uma das atividades destas férias escolares no Espaço Crescer foi "Brincar com a Matemática", com exercícios engraçados retirados do livro da imagem, "Brincando com a Matemática" de Raymond Blum.

O primeiro que explorámos foi "Abracadabra", onde as crianças têm o papel de mágico, pois fazem um daqueles truques simples de dar cartões a escolher e conseguir adivinhar em que número o participante pensou.

O segundo foi "Atravessar uma folha de papel", que deixou muito a desejar, pela dificuldade das crianças seguirem as instruções de corte, tendo em conta medidas e linhas. Foi desafiante!

O terceiro foi "Depressa, o que vem a seguir?", que despertou muito interesse pois é apenas conversado, sem necessidade de preparar nenhum material e parecer relativamente simples.

Por fim, explorámos "Desenhos super especiais", que evidenciou a dificuldade de uma das crianças em utilizar a régua para ligar com um traço dois pontos na folha. Para além da figura diferente que origina, causando uma imagem visual fora do comum, a régua tornou-se um verdadeiro desafio para ela!

Não explico aqui cada atividade em pormenor, deixando para o leitor a curiosidade de explorar cada uma delas e outras de outros livros.

Seguimos a ordem do livro e esperamos ter oportunidade de explorar as restantes atividades pois são simples, não requerem material e podem ser adaptadas a todas as idades e níveis escolares. Todas elas têm conceitos matemáticos de fundo, que são parte integrante do currículo nacional e geram uma aprendizagem funcional, desenvolvimento do raciocínio e destreza manual.

Boas brincadeiras matemáticas! 

Sem comentários:

Enviar um comentário