quarta-feira, 11 de março de 2020

Carnaval nas escolas


Desde sempre que conhecemos o Carnaval das crianças como um momento de alegria, diversão e muita folia, onde as crianças escolhem as suas máscaras consoante a sua preferência: super-herói, profissão, princesa, ...
Este ano gostaria de destacar o carnaval trapalhão das escolas que, na tentativa de aproveitar mais este momento para ser lúdico e pedagógico, envolvem toda a comunidade escolar e aproveitam para trabalhar temas específicos.
Esta fotografia é do carro alegórico da Escola Básica de Espargo, totalmente da autoria das famílias e alunos.
Os vizinhos e conhecidos também ajudaram, emprestando a carrinha, dando os cartões, emprestando e gerindo o sistema de som. A Associação de Pais envolveu-se fornecendo tintas.
As professoras e educadoras organizaram os alunos, escolheram as músicas e dançaram desfilando.
Tudo isto sem sair da rua da escola.
Vale a pena tanto esforço para 30 minutos?
Vale, e a prova está nos textos que após o evento os professores dos mais velhos pedem para fazer, alegando estes que foi divertido, que tinha muitas frutas e legumes que são saudáveis, que os pais fizeram alguns, ...
Enfim, há um verdadeiro envolvimento e sentido de pertença a algo maior do que a sala de aula e do que a família nuclear.
É viver em sociedade. Se eles não forem levados a viver isso agora, no pré-escolar e 1º ciclo, como saberão viver depois?
Como iriam adquirir as competências sociais tão necessárias?

Bons envolvimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário