quinta-feira, 12 de março de 2020

Privados sem altas chefias


Na sequência do que se tem passado pelo mundo e agora com muita força em Portugal, no Espaço Crescer Centro de Estudos as atividades vão continuando com os serviços mínimos.

O que é isto de serviços mínimos?
- Os grupos de crianças são pequenos, menos de 10;
- Os professores só vão se for estritamente necessário;
- As explicações e apoio em trabalhos escolares e académicos são garantidos a distânica, online.

Os serviços mínimos que são garantidos presencialmente têm como base os seguintes comportamentos:
- Quem esteve em contacto com pessoas com Covid-19 positivo não participa;
- Todos os participantes, professores e alunos, devem estar equipados com máscara e desinfetar as mãos, utilizando apenas o seu próprio material;
- Todas as superfícies são desinfetadas ao longo do dia.

Quando um dos intervenientes, quer seja professores, pais ou alunos, não se sentir confiante em estar em contacto com outros, aconselhamos a não ir pois põe em causa a estabilidade das sessões.
Estas diretrizes são as que aconselhamos a todos os locais privados que não dependem de decisões de governo e altas chefias, tendo em conta todas as informações que circulam sobre o Covid-19.
Sugerimos também que, quem lida com os mais novos, aproveite para explicar tudo sobre o que se passa, sem alarmismos, bem como para experenciar a utilização de máscaras e antissépticos, numa perspetiva de aprendizagem e precaução.
Nesta fase, tendo em conta a pouca gravidade da doença e a grande gravidade da sua propagação, pensamos ser o melhor a fazer.
E brincadeiras na rua, sim! Continuamos a ser a favor das mesmas mas num ambiente restrito, em jardins privados, por exemplo. Fora isso, não é boa ideia.
Também é uma boa altura, já que os mais novos emitam tudo o que os seus modelos fazem (pais e outros adultos), de ter uma postura calma e tranquila, de consciência comunitária e não apenas individual. Ou seja:
- deixar os filhos com avós é mais perigoso pela propagação a público mais sensível;
- ir às compras e encher o carro de compras mais do que é suposto é desperdício de dinheiro, recursos e esforço;
- passear em locais públicos sem as devidas precauções é arriscado para todos;
- encontrar soluções em vez de criticar apenas já que, nesta fase, depende de todos.

Esta é mais uma fase em que o povo tem que saber o que fazer e decidir ao seu nível, já que o governo alega a democracia e a autonomia de escolas e municipios deixando assim ele de decidir.

Boas decisões!

Sem comentários:

Enviar um comentário